Efeitos sobre a medula óssea
Existem efeitos colaterais na doação de medula óssea para pacientes com câncer?
Atualmente, o termo mais utilizado é doação de células-tronco hematopoéticas, uma vez que a fonte da doação pode ser diretamente da medula óssea ou a partir do sangue periférico do doador, após utilização de medicações na chamada mobilização.
A doação de medula é um procedimento capaz de salvar a vida de pacientes que tenham alguns tipos de câncer. Sua utilização é mais comum em pacientes com cânceres do sistema sanguíneo. No entanto, também pode ser realizado para tratar outros tipos de cânceres e até mesmo de outras doenças não oncológicas.
Ainda que esse procedimento possa auxiliar o tratamento de muitas pessoas, vários indivíduos não se cadastram no REDOME, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea. Esse registro permite que os médicos encontrem doadores de medula compatíveis com pacientes que precisem de transplante.
A medula óssea é o órgão responsável pela produção das células sanguíneas, como os glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos). Ela se encontra no interior dos ossos do corpo. Para o processo de doação, é importante lembrar que a medula óssea é totalmente regenerável e que após a sua retirada o doador saudável repõem completamente suas células em alguns dias.
Esse tecido pode ser removido e transplantado em outro indivíduo por meio de procedimentos relativamente simples. Um desses procedimentos pode ser a retirada diretamente do osso, com o auxílio de uma agulha que é inserida na pelve do paciente para a remoção desse tecido após a realização de anestesia. Outra forma é o uso de um medicamento que faz com que o corpo libere as células-tronco da medula óssea para dentro da corrente sanguínea, sendo posteriormente coletada diretamente das veias por uma máquina capaz de separar apenas as células-tronco.
No entanto, o transplante de medula óssea pode sim ocasionar alguns sintomas leves e temporários, entre os quais podemos destacar:
- dor no local onde o procedimento foi realizado, sendo necessário o uso de um analgésico simples;
- tontura e fraqueza;
- náusea; e
- formigamento leve nas extremidades do corpo.
O doador pode ficar alguns dias afastados do seu trabalho, em recuperação, e também pode ter que ficar alguns dias sem fazer exercícios físicos.
A Oncologia D’Or é referência no tratamento oncológico de excelência e está presente nos estados de Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Bahia.