O Serviço de Reumatologia do Hospital Cárdio Pulmonar passa a oferecer o Programa de Tratamento de Chikungunya. Trata-se de um serviço ambulatorial para pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença, apresentando sintomas de dor articular decorrentes do quadro de infecção viral na fase aguda (até 15 dias do primeiro sintoma) ou subaguda (entre 15 a 90 dias após o primeiro sintoma).
O atendimento é realizado uma equipe de Reumatologistas, médicos especialistas do cuidado desta patologia.
As consultas e exames necessários são realizados no próprio Centro Médico, com possibilidade de execução no mesmo dia da consulta e podem incluir exames laboratoriais e de imagem.
O diagnóstico da chikungunya é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia e de biologia molecular ou com teste rápido (usado para triagem).
Em situações de epidemia a maioria dos casos serão confirmados por critério clínico.
O tratamento da chikungunya é feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos, antitérmicos e antinflamatórios para aliviar febre e dores e deve ser orientado por um médico. Em casos de sequelas mais graves, e conforme cada caso, pode ser recomendada a fisioterapia. É muito importante evitar a automedicação.
Para agendamento: 71. 4020-2322