O Centro de Cardiologia do Exercício é focado na abordagem multidisciplinar da saúde de atletas, portadores de doenças cardiovasculares ou com risco potencial de desenvolvê-las. Uma equipe de médicos especializados em Cardiologia do Exercício, fisioterapeutas e nutricionistas avaliam conjuntamente os pacientes, traçando um plano de atividades físicas dirigidas às necessidades individuais.
A prática regular de atividades físicas é um excelente fator de prevenção para diversas doenças, desde as físicas até as emocionais. O que pouco se ouve falar é que essa prática também pode ser utilizada como uma forma de tratamento, mesmo após alguns eventos mais severos, como um infarto ou uma cirurgia cardíaca.
Visando o cuidado global dos seus pacientes, o CENTRO DE CARDIOLOGIA DO EXERCÍCIO do Cárdio Pulmonar oferece a REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR, PULMONAR E METABÓLICA. Trata-se de um programa de exercícios físicos estruturados, de prescrição individualizada, destinados aos pacientes com afecções cardíacas, pulmonares, vasculares e metabólicas. Todo o programa é realizado em uma estrutura diferenciada, no prédio do Centro Médico, supervisionado por um médico especializado em Cardiologia do Exercício e aplicado por uma equipe multidisciplinar, o que inclui fisioterapeuta e nutricionista.
Todo plano de reabilitação é discutido e compartilhado com o médico assistente, que continua sendo o principal responsável pelo cuidado global com a saúde do paciente. O programa de reabilitação é um aliado do médico e não um substituto. Você é único. Seu plano de exercícios também!
A recuperação do paciente após um evento cardiovascular grave depende de múltiplos fatores, que serão esclarecidos e orientados pelo médico assistente. A adoção de hábitos saudáveis, o que inclui alimentação balanceada, controle dos fatores de risco (peso, tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes), uso correto das medicações e prática de atividades físicas controladas, representa os pilares desta busca pela recuperação.
Para cada um destes pilares é indispensável a disposição e força de vontade do paciente, assim como o estímulo dos seus familiares. Participar de um Programa de Reabilitação traz inúmeros benefícios comprovados por estudos científicos, entre os quais estão: ganho de capacidade funcional, maior qualidade de vida, redução do risco de novos eventos cardiovasculares, redução na intensidade e na frequência das crises de angina pectoris e redução no risco de morte por doenças cardiovasculares, principalmente para aqueles que já sofreram algum evento cardiovascular.
Pacientes que sofreram um infarto;
• Pacientes submetidos à angioplastia coronariana;
• Pacientes em pós-operatório de cirurgia cardíaca;
• Pacientes com insuficiência cardíaca;
• Pacientes portadores de dispositivos implantáveis como marcapassos, desfibriladores;
• Pacientes com asma grave, DPOC, enfisema, fibrose pulmonar entre outras patologias pulmonares;
• Pacientes com doença vascular periférica e claudicação (dificuldade/dor ao caminhar);
• Obesidade mórbida;
• Pacientes com múltiplos fatores de risco cardiovascular (hereditariedade, tabagismo, colesterol alto, diabetes, obesidade, hipertensão);
• Pós operatório de cirurgia vascular (cirurgia da aorta ou de artérias periféricas).
Para ingressar no Programa de Reabilitação é necessário submeter-se a uma avaliação pela equipe multidisciplinar do serviço que, em conjunto, estabelecerá o plano de reabilitação personalizado de acordo com a necessidade do paciente.
O primeiro passo é uma consulta com o médico especializado em reabilitação cardiovascular ou pulmonar. Além da avaliação clínica, o médico analisa os exames complementares e pode solicitar outros testes. Logo em seguida, o paciente passa por uma avaliação antropométrica, com o nutricionista, e física, com o fisioterapeuta e/ou o educador físico.
Após a avaliação clínica, a equipe multidisciplinar elabora um plano de reabilitação personalizado, onde estão descritos os detalhes do programa de atividade física, as metas a serem alcançadas e a estimativa da duração do tratamento.
Agora o programa de reabilitação, propriamente dito, pode ser iniciado. Em geral, ele consiste em 03 sessões semanais de atividade física, tendo cada sessão a duração de 01 hora.
Durante as sessões serão realizadas atividades de alongamento, treinamento aeróbico, treinamento neuromuscular e treinamento respiratório, em intensidade e frequência delineadas no plano do paciente. Todas as atividades são conduzidas pelo fisioterapeuta/educador físico e supervisionadas pelo médico do serviço.
Ao longo do programa, estão previstas reavaliações médicas com o intuito de monitorar a evolução clínica do paciente e ajustar, se necessário, seu plano terapêutico. Neste momento, um relatório médico é elaborado e enviado ao seu médico assistente.