O sistema nervoso central é formado pelo cérebro e pela medula espinhal. Quando essas regiões essenciais ao bom funcionamento do corpo humano apresentam um determinado grupo de células com um crescimento acelerado e desordenado, que pode resultar na formação de um nódulo, por exemplo, um indivíduo é diagnosticado com um tumor do sistema nervoso central ou tumor do SNC.
Para ser classificado como um tumor de SNC, essa condição precisa ter surgido na medula espinhal ou cérebro e não deve ser o resultado de um processo de metástase (quando o câncer se espalha por outras partes do corpo) de algum outro tipo de câncer.
Existem diferentes tipos de tumores do SNC, sendo que eles variam de acordo com o grupo de células que passa a apresentar um crescimento anormal e desordenado.
Eles são divididos, geralmente, em quatro graus que referem-se ao estadiamento da doença e à sua capacidade de agressividade em relação ao organismo do indivíduo que o possui.
Os tumores de SNC são bastante comuns em crianças, mas essa é uma condição capaz de afetar a todas as faixas etárias.
No geral, os tumores de SNC possuem uma localização variada. Eles podem estar no crânio, dentro do cérebro e na medula espinhal, que está presente no pescoço e em toda a coluna, envolvendo áreas como a coluna lombar, por exemplo.
É por conta dessa expansão territorial e dessa grande variedade de localização que os tumores de SNC podem trazer uma miríade de sintomas variados para o paciente.
No entanto, podemos destacar os seguintes sintomas de tumores de SNC:
O tratamento dos tumores SNC vai depender, diretamente, de onde o tumor está localizado e de qual grupo de células apresenta esse crescimento anormal e acelerado.
O tratamento dessa condição médica pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, além do uso de técnicas da imunoterapia.
Alguns tipos de tumor SNC não podem ser operados, com o risco de que o procedimento cirúrgico poderá trazer mais ônus do que bônus para o paciente. Nesses casos, ele passa por acompanhamento médico e faz uso de medicamentos para amenizar os sintomas.
A Oncologia D’Or atende, por mês, mais de 20.000 pacientes que necessitam de cuidados médicos para tratar de cânceres e tumores.
As mais de 40 clínicas que compõem a Oncologia D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Bahia.