A TPM, ou Síndrome Pré-Menstrual, é uma condição que afeta mulheres durante o ciclo menstrual. Ela é caracterizada por uma combinação de sintomas físicos e emocionais que ocorrem regularmente antes do início da menstruação e melhoram após o início do período.
Os sintomas da TPM podem variar de uma pessoa para outra, mas alguns dos mais comuns incluem:
Os sintomas da TPM geralmente começam alguns dias ou uma semana antes do início da menstruação e tendem a durar até o início ou os primeiros dias do período menstrual.
Existem várias estratégias para aliviar os sintomas da TPM. Entre elas:
O uso de anticoncepcionais hormonais, como pílulas anticoncepcionais, pode ajudar a regular os níveis hormonais e, em muitos casos, reduzir os sintomas da TPM. No entanto, a resposta ao tratamento pode variar de pessoa para pessoa.
É mais comum sentir os sintomas da TPM antes do início da menstruação, mas em alguns casos os sintomas podem persistir durante os primeiros dias do período menstrual.
Embora os sintomas da TPM e da gravidez possam se sobrepor, existem algumas diferenças importantes. Os sintomas de gravidez incluem atraso menstrual, aumento da sensibilidade nas mamas, náuseas matinais, aumento da frequência urinária e cansaço extremo. Um teste de gravidez é a melhor maneira de confirmar uma gravidez, especialmente se houver dúvidas.
A gravidade dos sintomas da TPM não necessariamente piora com a idade. Algumas pessoas podem notar uma melhora nos sintomas com o tempo, enquanto outras podem continuar a experimentar sintomas significativos.
A TPM está relacionada às flutuações hormonais do ciclo menstrual. Durante a gravidez, os níveis hormonais são diferentes, e a mulher pode experimentar outras mudanças hormonais e emocionais associadas à gestação, mas não a TPM tradicional.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!