Secreção nasal é o nome dado a um líquido, geralmente transparente e viscoso, que é produzido na mucosa nasal com o objetivo de proteger o interior do nariz e o sistema respiratório do paciente.
Secreção nasal é o nome dado a um líquido, geralmente transparente e viscoso, que é produzido na mucosa nasal com o objetivo de proteger o interior do nariz e o sistema respiratório do paciente.
Uma das funções da secreção nasal é a de ajudar a lavar o nariz, de fora para dentro, para evitar que poeira, sujeira e pólen, além de bactérias, vírus e fungos consigam adentrar o organismo, e atinjam os pulmões e o sistema respiratório como um todo.
A secreção nasal é algo comum e natural ao corpo humano. Todo mundo a produz e ela pode ser eliminada em maior ou menor quantidade, dependendo de alguns fatores, como a temperatura do ar ou seus componentes (como ambientes com fumaça ou empoeirados, por exemplo) e se o paciente está passando por alguma doença ou não.
Por conta disso, a secreção nasal pode ser considerada um sintoma de uma série de condições que afetam o organismo humano. Dependendo das mudanças na cor e na consistência dessa secreção, é possível confirmar ou descartar diversas hipóteses de diagnóstico.
Geralmente, quando o paciente produz tanta secreção nasal que o nariz chega a escorrer, dá-se a esse sintoma o nome de coriza.
Entre as causas naturais do aumento na secreção nasal, podemos ressaltar:
Entre as causas de secreção nasal que podem estar relacionadas a problemas de saúde, podemos destacar:
O principal sintoma de secreção nasal é a eliminação de secreção pelo nariz.
Dependendo da quantidade de secreção produzida, o paciente pode ficar com a sensação de nariz entupido ou apresentar a formação de crostas e cascas no interior de seu nariz.
A cor e a consistência da secreção nasal podem variar consideravelmente dependendo de suas causas. Em alguns casos, elas podem deixar de ser transparentes para se tornarem mais amareladas, esbranquiçadas ou esverdeadas.
Alguns pacientes também podem apresentar secreção nasal com sangue, que é um sinal de rompimento dos vasos sanguíneos presentes no interior da cavidade nasal.
O tratamento depende do que está causando essa secreção nasal. Geralmente, ao tratar do problema maior, como da gripe ou do resfriado, a secreção nasal volta ao seu normal.
Como boas práticas, é recomendado que os pacientes higienizem as narinas com soro fisiológico e evitem cutucar seu interior, para prevenir o surgimento de feridas.
Caso o paciente viva em cidades com altos índices de poluição do ar e com baixa umidade, recomenda-se o uso de umidificadores ou de purificadores de ar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.