A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção.
De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente.
A pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que, geralmente, está relacionada a uma infecção.
De modo geral, a pneumonia começa com uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente. Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.
Existem grandes variedades de pneumonia, sendo que os sintomas que cada uma apresenta podem ser diferentes entre si, com a única constante sendo que o órgão que é afetado por essa condição é o pulmão. As variedades de pneumonia existem porque a doença pode ser causada por diferentes tipos de bactéria.
Diferente de outras infecções ou doenças causadas por vírus e bactérias, não se pega a pneumonia de forma fácil, sendo que o contágio é um pouco mais complicado.
Entre os sintomas mais comumente causados pela pneumonia, incluem-se:
São vários tipos de pneumonia, que afetam o corpo humano de formas diferentes.
Dentre eles, podemos destacar:
Pneumonia bacteriana: é o tipo mais comum de pneumonia, sendo causado por bactérias que estão naturalmente presentes em outras partes de nosso organismo
Pneumonia viral: tipo de pneumonia causado pela presença de um vírus invasor na região dos alvéolos pulmonares
Pneumonia nosocomial: tipo de pneumonia que acontece, geralmente, com pacientes que estão na UTI ou respirando com a ajuda de aparelhos. Nessa variedade da doença, as bactérias são levadas até o pulmão por conta dos aparelhos inseridos para auxiliar na saúde do paciente
Pneumonia aspirativa: é causada, geralmente, pela inalação de produtos que são tóxicos ao organismo, como a fumaça e os odores de certas substâncias químicas. Nos casos onde o paciente sofre constantemente de refluxo ou engasga, por exemplo, com o próprio vômito, ele pode acabar sofrendo de pneumonia aspirativa.
Depois que o diagnóstico de pneumonia é confirmado, muitas vezes por meio do exame de Raio-X do tórax, a pneumonia deve ser tratada para que ela não evolua e cause mais problemas ao paciente.
Muitas vezes, o tratamento da pneumonia é feito por meio de antibióticos e medicamentos que impedem a evolução dos vírus e das bactérias que causam a infecção pulmonar.
De forma geral, recomenda-se que o paciente diagnosticado com pneumonia realize bastante repouso e siga o plano médico para combater a doença de forma efetiva.
Em pacientes pediátricos, ou seja, ainda crianças, a pneumonia pode ser uma doença silenciosa, apresentando sintomas similares ao de uma gripe. É preciso fazer exames complementares para garantir que o paciente não possui pneumonia.
A Rede D’Or conta com mais de 87 mil médicos especializados em oferecer atendimento de excelência na área da saúde. Os hospitais, clínicas e ambulatórios da Rede D’Or estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe.
Ative agora a localização do seu dispositivo