Insuficiência Renal
O que é Insuficiência Renal?
A insuficiência renal é uma condição na qual os rins não conseguem funcionar adequadamente, não sendo capazes de filtrar resíduos e excesso de fluidos do corpo. Os rins são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, já que também regulam, por exemplo, a pressão sanguínea.
Essa é uma condição perigosa porque o sangue pode ficar repleto de impurezas, impedindo o organismo de funcionar corretamente, o que pode ser fatal.
O que causa Insuficiência Renal?
A insuficiência renal é causada por várias condições que danificam os rins e limitam sua capacidade de filtrar o sangue. Doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, são as mais comuns. Outras causas incluem doenças renais autoimunes, entre elas nefrite lúpica e síndrome nefrótica, desidratação, infecções renais, obstruções do trato urinário e uso prolongado de certos medicamentos.
Adicionalmente, pessoas com histórico familiar de problemas renais, que já passaram por algum transplante ou possuem mais de 60 anos de idade também possuem riscos elevados de desenvolver insuficiência renal.
Quais são os tipos de Insuficiência Renal?
A insuficiência renal é dividida em duas categorias: insuficiência renal crônica e insuficiência renal aguda.
Na insuficiência renal aguda, a pessoa desenvolve a incapacidade de filtrar o sangue de modo reversível e temporário, o que pode ser causado, por exemplo, pelo uso de um medicamento mais forte. Já a insuficiência renal crônica não possui cura e o indivíduo precisa fazer uso de tratamentos que realizam a função do rim, para conseguir viver uma vida normal.
No geral, tanto a insuficiência renal crônica quanto a insuficiência renal aguda podem acontecer em decorrência de outras doenças, entre elas a diabetes, a hipertensão, a doença dos rins policísticos, e da presença de obstruções nos rins, como pedras.
Existem ainda diferentes tipos de insuficiência renal crônica, que estão relacionados às porcentagens de perda da função renal.
Quais os sintomas de Insuficiência Renal?
Os sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir:
- Diminuição da quantidade de urina produzida normalmente;
- Urina com espuma;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Retenção notável de líquido na pele;
- Perda do apetite;
- Falta de ar;
- Tremor, principalmente nas mãos;
- Náuseas e vômitos;
- Fadiga;
- Confusão mental.
A insuficiência renal crônica se apresenta de forma progressiva, e o paciente pode não apresentar sinais claros da doença até que ela esteja bem avançada. Os sintomas de insuficiência renal crônica englobam:
- Pele muito clara ou muito escura, além de seca e com muita coceira;
- Mal-estar;
- Cansaço e fadiga;
- Dificuldade de se concentrar;
- Dor de cabeça;
- Problemas para dormir;
- Perda de peso e apetite;
- Náuseas e vômitos;
- Dor nos ossos;
- Confusão mental;
- Cãibras;
- Mau hálito;
- Sede excessiva;
- Inchaços nas mãos, nos pés e ao redor dos olhos;
- Ausência de menstruação.
Se tenho sintomas de Insuficiência Renal, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de insuficiência renal, é necessário procurar um médico clínico geral ou nefrologista, profissionais capacitados para diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico de Insuficiência Renal?
O diagnóstico de insuficiência renal é feito por meio da avaliação dos sintomas, do histórico médico da pessoa e de exames laboratoriais, como creatinina sérica, ureia, taxa de filtração glomerular e testes de urina. Em alguns casos, uma biópsia renal poderá ser solicitada. Além disso, exames de imagem como ultrassom renal podem ser realizados.
Como é o tratamento da Insuficiência Renal?
Geralmente, a insuficiência renal aguda é tratada por meio da solução do problema que está fazendo com que o rim não funcione corretamente, como uma obstrução nas artérias que levam o sangue para o órgão. Mudanças na dieta, além de tratamentos com medicamentos, são capazes de ajudar o rim a voltar ao normal.
Já a insuficiência renal crônica não tem cura e o paciente, junto ao seu médico, precisa encontrar alternativas de filtragem do sangue que o permitam viver uma vida normal. Algumas opções são a hemodiálise, na qual um equipamento médico realiza a função do rim e filtra o sangue externamente, o transplante de rins e o uso de medicamentos que facilitam a filtragem do sangue.
Como prevenir a Insuficiência Renal?
A prevenção da insuficiência renal se dá por meio de hábitos saudáveis, como:
- Mantenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e grãos integrais;
- Evite o consumo excessivo de sal e proteínas;
- Pratique atividades físicas regularmente e controle o peso;
- Evite o uso de medicamentos sem prescrição e beba bastante água;
- Realize check-ups médicos regulares para monitorar a saúde dos rins.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a insuficiência renal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo