Também chamada de processo inflamatório, a inflamação é uma defesa que acontece quando o corpo é invadido por algum micro-organismo ou sofre algum tipo de lesão, como uma queimadura ou uma contusão, por exemplo.
Na inflamação, devido à resposta do sistema imunológico que tenta proteger os órgãos de lesões e infecções, a fim de localizar e eliminar tecidos danificados, a área pode ficar inchada e avermelhada, além de ligeiramente mais quente do que outras partes do corpo. O paciente pode apresentar dor no lugar em que essa inflamação acontece e esse é geralmente seu principal sintoma. Nos casos mais severos, há acúmulo de pus no local onde a inflamação acontece.
Pode aparecer em diversas partes do corpo, como ouvido, intestino, garganta, gengiva e útero. A inflamação também é classificada como aguda ou crônica, dependendo do caso e da duração do sintoma, podendo durar de minutos a horas, inclusive anos, como é decorrente em artrite ou lúpus.
Geralmente, as causas estão ligadas a infecção por vírus, bactérias ou fungos, mas também podem surgir por entorses e fraturas, além de doenças alérgicas, doenças agudas como dermatite, cistite e bronquite, bem como doenças crônicas como diabetes, psoríase, lúpus, artrite reumatoide e colite ulcerativa.
Já os principais sintomas e sinais de uma inflamação surgem por inchaço, edema, dor ao tocar, vermelhidão, sensação de calor ou diminuição do movimento ou a função da região afetada.
Uma inflamação ocorre como resposta do organismo em virtude de cortes ou batidas, embora ela possa surgir por conta do sistema imunológico. No processo de inflamação, é normal que vasos sanguíneos dilatem e aconteça o aumento do fluxo de sangue na região afetada.
Já uma infecção é causada por agentes externos, como vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Para combater esses agentes, o corpo aciona as células de defesa para combater esses micro-organismos. É neste processo que o pus aparece.
Existem diferentes tipos de inflamação, divididos em duas categorias e relacionados às causas da inflamação. São as inflamações não infecciosas, causadas por danos ao tecido, e as inflamações infecciosas, causadas pela invasão de micro-organismos diversos.
Os tipos de inflamação também são diferenciados de acordo com o local onde ela acontece. Sendo assim, podemos ter inflamação na garganta e inflamação no ouvido, por exemplo.
É preciso ir ao médico para saber se o paciente possui uma inflamação e qual tratamento deve ser seguido. O uso de alguns medicamentos antibióticos ou anti-inflamatórios podem ser recomendados, mas somente por um médico.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.