Gota é uma doença caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue e seu acúmulo e cristalização em monourato de sódio depositados nas articulações.
Gota é uma doença caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue (hiperuricemia) e seu acúmulo e cristalização em monourato de sódio, depositado nas articulações.
O acúmulo destes cristais causa crises de artrite aguda, desencadeando grande desconforto. No entanto, apenas 20% das pessoas com hiperuricemia desenvolvem a gota. Normalmente, a doença acomete mais homens adultos.
Como a doença é consequência do excesso de ácido úrico no organismo, suas causas estão relacionadas ao excesso de produção ou problemas na eliminação da substância.
A gota pode ser resultado de uma malformação congênita em um processo enzimático responsável pela eliminação do ácido úrico pelos rins.
Outra causa, mais rara, é a deficiência enzimática, que faz com que a produção de ácido úrico seja excessiva. Além disso, o uso de medicamentos, como diuréticos e ácido acetilsalicílico também podem influenciar na excreção de ácido úrico.
Um dos primeiros sintomas da gota é um inchaço na articulação do dedão do pé, que leva alguns dias para desaparecer e causa dor intensa. Quando o dedo é movimentado, a dor piora.
Veja mais alguns sintomas da doença:
Normalmente, as crises de artrite acontecem nos membros inferiores, mas podem afetar qualquer articulação.
A Gota não tem cura, pois grande parte dos casos ocorre por causa de falhas na excreção ou produção do ácido úrico. Apesar disso, existem tratamentos capazes de aliviar as dores e evitar novas crises e lesões nas articulações.
Para manejar as crises, normalmente são receitados anti-inflamatórios e, em alguns casos, corticoides. Existem também outros medicamentos utilizados para controlar os níveis de ácido úrico e evitar novas crises.
Além disso, a alimentação também pode ser considerada como um fator chave para o tratamento da gota. A ingestão adequada de água, o controle do consumo de álcool e a ingestão de fibras, vitaminas e minerais são fundamentais para o bom andamento do tratamento.
Caso não haja o cuidado correto, o paciente que tem gota pode apresentar deformações nas articulações e os intervalos entre crises podem diminuir, fazendo com que o portador da doença sinta dores intensas.
O diagnóstico da doença é feito com base em alguns fatores. O histórico de sintomas é o principal deles. Para confirmar a condição, o médico pode solicitar radiografias e exames de sangue e urina, para verificar os níveis de ácido úrico no organismo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a gota com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!