Espirro
O que é o Espirro?
O ato de espirrar é um movimento involuntário das vias respiratórias para expulsar qualquer substância estranha do organismo como poeira, pólen, vírus, ácaros, entre outros. Isso acontece pois uma função do nariz é limpar o ar inalado, fazendo com que a maioria das partículas e sujeiras fique presa no muco., para depois ser digerido pelo estômago. Dessa maneira o corpo neutraliza potenciais invasores causadores de doenças. No entanto, se uma destas partículas irrita o nariz ou a garganta, pode desencadear um espirro.
Causas Espirro
Como já foi dito, o espirro é causado por uma irritação no nariz ou garganta devido à presença de substâncias estranhas. No entanto, alguns outros motivos podem causar um espirro:, como doenças respiratórias, como gripes comuns e resfriados; alergias; outras doenças virais; presença de poeira ou ácaros em excesso no ambiente; inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas; inalação de ar muito frio; traumas ou lesões no nariz (menos comum).
Sintomas Espirros
O espirro não tem sintomas, porque é uma reação involuntária natural do corpo humano quando. Quando o nervo trigêmeo, responsável pelo controle motor da face, identifica uma irritação e envia um sinal ao cérebro. Com isso, os músculos das costas e abdômen se contraem fazendo com que aconteça uma violenta saída de ar, que pode chegar a 160 km/h.
Tratamento Espirro
O espirro não tem cura, já que não é uma doença, e sim o movimento involuntário das vias aéreas superiores. No entanto, para quem apresenta crises de espirro devido a alergias, pode ser recomendado tratamento específico. Todavia, alguns medicamentos ajudam o paciente a parar de espirrar, como Allegra D, Claritin D, Loratadina, Nasonex, entre outros.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.