Coronavírus
O coronavírus é uma família formada por diferente vírus, todos com formato de coroa, por isso recebem esse nome. Vírus dessa família provocam infecções respiratórias em seres humanos e animais.
O que é coronavírus?
O coronavírus é uma família formada por diferente vírus, todos com formato de coroa, por isso recebem esse nome. Vírus dessa família provocam infecções respiratórias em seres humanos e animais. A SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) são doenças provocadas por coronavírus.
Uma característica desses micro-organismos é que eles sofrem mutações rapidamente. Surtos de coronavírus ocorreram em 2004, 2012 e, mais recentemente, dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China, desta vez provocada pela variação denominada 2019-nCoV.
Pouco se sabe sobre essa nova mutação. Especula-se que o início das infecções ocorreu num mercado de animais vivos, e o vírus teria provindo de uma cobra Naja ou morcego, ou frutos do mar. As autoridades chinesas alegam que a transmissão pode ocorrer por via respiratória entre seres humanos.
Cerca de um quarto dos infectados apresentam sintomas graves, enquanto outros têm problemas menores. Há registros de mortes, especialmente indivíduos acima dos 60 ou debilitados e portadores de outras doenças antes de serem contaminados pelo coronavírus.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os principais sintomas de infecção por coronavírus são:
- Febre;
- Tosse;
- Falta de ar;
- Dificuldade para respirar;
- Coriza;
- Dor de garganta.
Os sintomas surgem 2 a 14 dias após a contaminação pelo vírus. O período de transmissão ocorre apenas enquanto os sintomas persistirem.
Em casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.
Tratamento do coronavírus
Ainda não existe tratamento nem vacina para o coronavírus. Procure um médico caso apresente os sintomas descritos e tenha visitado regiões onde houve proliferação do vírus ou caso tenha entrado em contato com alguém infectado. O médico pode indicar medidas para alívio dos sintomas e que ajudam a recuperação, como repouso, hidratação e medicamento contra febre e dor.
Medidas de higiene previnem a transmissão de qualquer vírus respiratório:
- Cobrir a boca enquanto tosse e espirra;
- Lavar as mãos frequentemente;
- Não colocar as mãos sujas na boca;
- Evitar tocar olhos e nariz.
A Rede D’Or oferece clínicas, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe. Marque sua consulta.
A Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência por ano.