A angina é uma forte dor torácica causada pela falta de oxigênio no coração.
A angina é uma forte dor torácica causada pela diminuição do fluxo sanguíneo do coração. A restrição do sangue no coração também é conhecida como isquemia cardíaca.
Essa condição é causada pela redução do calibre das artérias que levam o sangue ao coração. Na maioria das vezes, é acompanhada de uma sensação de aperto e queimação, que pode se espalhar para a mandíbula, braços, costas e pescoço.
A principal causa da angina é a aterosclerose, ou seja, o acúmulo de placas de gordura nas artérias coronarianas. A idade superior a 65 anos e doenças como diabetes e hipertensão podem levar ao quadro de aterosclerose. Hábitos de vida não saudáveis também entram na lista de causas da condição. São exemplos:
A evolução do caso de angina pode provocar um infarto.
A angina tem cura em casos de pessoas que conseguem fazer o tratamento da isquemia cardíaca a tempo, seguindo as recomendações médicas.
O tratamento para angina é feito com medicação específica, como fármacos vasodilatadores, betabloqueadores e antiplaquetários. Isso pode aumentar a irrigação sanguínea ao músculo do coração, além de diminuir a formação de coágulos.
Em alguns casos, é aconselhada uma intervenção cirúrgica, como a implantação de pontes em artérias coronárias ou a angioplastia. Essa última se refere à implantação de um balão inflado nas artérias estreitadas a fim de expandi-las e desbloqueá-las.
Os sintomas da angina costumam se manifestar durante atividade física, estresse emocional e baixas temperaturas, e melhoram durante repouso. Alguns dos principais sintomas são:
Ao apresentar sintomas de angina, é necessário que o paciente procure o pronto atendimento. Posteriormente, pode ser encaminhado a um cardiologista para dar seguimento ao tratamento.
Para confirmar ou descartar o diagnóstico de angina, o médico deverá ouvir o histórico médico do paciente, realizar o exame físico, como a aferição da pressão arterial, por exemplo, e solicitar exames como o eletrocardiograma e a ecocardiografia, além de alguns exames específicos de sangue. Em alguns casos, é necessário realizar o cateterismo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a angina com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!