Recomendada para gestante Sim
A vacina DTP, também chamada de tríplice bacteriana, foi criada para prevenir doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche. Sua composição também pode ser encontrada em vacinas conjugadas, como no caso da Hexavalente, Pentavalente e Tetraxim.
Ela atua sobre determinadas células do organismo (linfócitos) que, entre outras, fazem parte de uma espécie de rede protetora contra infecções, denominada sistema imune.
A DTP é indicada para crianças entre dois meses de idade e sete anos e deve ser repetida a cada dez anos, assim como nos adultos. Ela também é indicada para gestantes que já realizaram a imunização prévia para o tétano e a difteria, bem como o reforço do esquema básico iniciado com a vacina pentavalente – para crianças até 5 anos de idade.
São necessárias três doses de 0,5 ml no primeiro ano de vida, com um intervalo de 60 dias entre elas. Uma dose de reforço é indicada aos 15 meses de idade, e uma dose de 0,5 ml entre quatro e seis anos de idade. Caso a criança não finalize o esquema de vacinação antes de completar sete anos, as doses administradas deverão ser da vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT). Em adultos, é uma dose única a cada dez anos.
As reações mais comuns envolvem dor, calor, vermelhidão, nódulo e inchaço no local da aplicação. Pode haver também febre, sonolência, irritabilidade, perda de apetite e vômito.
Reações raras e incomuns:
A vacina DTP é contraindicada para crianças que, após a aplicação anterior da vacina, apresentaram choque anafilático e/ou encefalopatia (quadro de inflamação
do cérebro nos primeiros sete dias após o uso da vacina, bem como crianças que já tenham completado sete anos de idade.
Em recém-nascidos prematuros com menos de 31 semanas e/ou pesando menos de 1.000 gramas, recomenda-se adiar a vacinação. Além disso, também é recomendado postergar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas em casos de pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves e, portadores de doenças neurológicas crônicas e com risco de descompensação devido à febre.
Não é necessário pedido médico.