DTP
Recomendada para gestante Sim
O que é?
A vacina DTP, também chamada de tríplice bacteriana, foi criada para prevenir doenças como a difteria, o tétano e a coqueluche. Sua composição também pode ser encontrada em vacinas conjugadas, como no caso da Hexavalente, Pentavalente e Tetraxim.
Ela atua sobre determinadas células do organismo (linfócitos) que, entre outras, fazem parte de uma espécie de rede protetora contra infecções, denominada sistema imune.
Qual a indicação?
A DTP é indicada para crianças entre dois meses de idade e sete anos e deve ser repetida a cada dez anos, assim como nos adultos. Ela também é indicada para gestantes que já realizaram a imunização prévia para o tétano e a difteria, bem como o reforço do esquema básico iniciado com a vacina pentavalente – para crianças até 5 anos de idade.
Quantas doses e quando aplicar?
São necessárias três doses de 0,5 ml no primeiro ano de vida, com um intervalo de 60 dias entre elas. Uma dose de reforço é indicada aos 15 meses de idade, e uma dose de 0,5 ml entre quatro e seis anos de idade. Caso a criança não finalize o esquema de vacinação antes de completar sete anos, as doses administradas deverão ser da vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT). Em adultos, é uma dose única a cada dez anos.
Quais as reações esperadas?
As reações mais comuns envolvem dor, calor, vermelhidão, nódulo e inchaço no local da aplicação. Pode haver também febre, sonolência, irritabilidade, perda de apetite e vômito.
Reações raras e incomuns:
- Choro persistente (igual ou maior que três horas);
- Episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH): palidez, diminuição do tônus muscular, diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos;
- Cianose;
- Depressão respiratória;
- Sono prolongado;
- Perda de consciência;
- Convulsão com duração de poucos minutos até mais de 15 minutos, geralmente com febre e sem sinais neurológicos focais;
- Reações imunoalérgicas: urticárias, exantema macular, papular, maculopapular ou aparecimento de petéquias;
- Encefalopatia;
- Anafilaxia (choque anafilático ou reação anafilática).
Quais as contraindicações?
A vacina DTP é contraindicada para crianças que, após a aplicação anterior da vacina, apresentaram choque anafilático e/ou encefalopatia (quadro de inflamação
do cérebro nos primeiros sete dias após o uso da vacina, bem como crianças que já tenham completado sete anos de idade.
Em recém-nascidos prematuros com menos de 31 semanas e/ou pesando menos de 1.000 gramas, recomenda-se adiar a vacinação. Além disso, também é recomendado postergar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas em casos de pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves e, portadores de doenças neurológicas crônicas e com risco de descompensação devido à febre.
É necessário pedido médico para fazer a vacina?
Não é necessário pedido médico.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!