Recomendada para gestante Sim
A vacina DT é uma vacina combinada que fornece proteção contra duas doenças: tétano e difteria. É aplicada para preveni-las. A dose é administrada por via intramuscular, geralmente no braço.
O tétano é uma doença grave causada por uma toxina bacteriana que pode entrar no corpo por meio de um corte ou ferida; e a difteria é uma infecção bacteriana que pode causar problemas respiratórios graves.
A vacina DT contém toxoide tetânico e toxoide diftérico inativados que são produzidos pelas bactérias que causam o tétano e a difteria. Ao receber a vacina, o corpo produz anticorpos que podem neutralizar essas toxinas e prevenir a doença.
A vacina DT é administrada em várias idades e em diferentes situações, dependendo das diretrizes de cada país.
A vacina DT é geralmente bem tolerada, mas pode causar alguns efeitos colaterais, como dor, inchaço ou vermelhidão no local da injeção. Também é comum ter febre ou dor de cabeça. Em casos raros, a vacina DT pode causar reações alérgicas graves.
A vacina DT é recomendada durante a gestação para prevenir o tétano neonatal, uma forma grave de tétano que pode afetar recém-nascidos que são expostos à bactéria por meio de cordões umbilicais contaminados.
Existem algumas contraindicações para a vacina DT, incluindo:
Além disso, deve-se ter cuidado ao administrar a vacina DT em pessoas com histórico de convulsões febris ou com problemas neurológicos agudos. Em caso de dúvida, o médico deve ser consultado para avaliar a segurança da vacinação em cada caso individual.
A vacina DT geralmente tem uma validade de cerca de 2 anos, mas isso pode variar de acordo com a marca e o local de armazenamento. É importante verificar a data de validade da vacina antes de administrá-la.
Idade recomendada: A partir dos dois meses, seguida por doses adicionais aos 4 meses, 6 meses, 15-18 meses e 4-6 anos de idade. As doses de reforço são recomendadas a cada 10 anos a partir dos 7 anos de idade.
A vacina DT não precisa de pedido médico.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!