Este exame estuda as articulações que compõem o quadril. Com ele, é possível diagnosticar, por exemplo, osteonecroses e desgastes na cabeça do fêmur e artrite reumatoide, além de permitir avaliação completa de fraturar na região.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, como os ossos e os músculos, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo, portanto, menos invasivo. No caso da ressonância magnética articular de quadril, o exame estuda as articulações que compõem o quadril, permitindo o diagnóstico de condições como osteonecroses, desgastes na cabeça do fêmur e artrite reumatoide, além de possibilitar a avaliação completa de fraturas na região.
Esse exame também pode ser conhecido por outros nomes, como ressonância magnética da articulação coxofemoral, coxofemoral unilateral, quadril unilateral ou acetábulo, dependendo do lado (direito ou esquerdo) a ser examinado.
O procedimento é realizado em uma máquina de ressonância magnética. O paciente permanece deitado em uma maca, que desliza para dentro do aparelho circular, permitindo a visualização de diferentes estruturas do corpo. É importante que o paciente permaneça imóvel durante o exame, que dura cerca de uma hora por segmento. A máquina utiliza poderosos ímãs para criar um campo magnético e ondas de radiofrequência que produzem imagens detalhadas da região examinada. Por ser um exame seguro, o ambiente do aparelho é equipado com iluminação e ventilação adequados, mas é necessário remover qualquer objeto metálico antes do procedimento.
O exame é indicado para avaliar detalhadamente o quadril, com foco nas articulações, auxiliando na detecção de inflamações como bursites e artropatias inflamatórias, além de fraturas e problemas de desgaste da cartilagem nas articulações, que podem causar dor significativa. O exame também é útil na identificação de malformações e tumores na região do quadril e, em alguns casos, é solicitado como preparação para cirurgias, como a colocação de prótese na cabeça do fêmur. Pode ser realizado em um ou ambos os lados do quadril, conforme a necessidade.
Esse exame pode ser solicitado por ortopedistas, que tratam das articulações e das estruturas ósseas, reumatologistas, que diagnosticam e acompanham doenças articulares como a artrite reumatoide, e também por cirurgiões especializados em quadril, que precisam de imagens detalhadas para planejamento cirúrgico. Outros especialistas, como oncologistas, podem indicar o exame quando há suspeita de tumores na região.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
CHEGADA: 1 hora antes do exame.
DURAÇÃO: O exame tem duração média prevista de 1 hora por segmento.
JEJUM: para exames com anestesia em adultos, é necessário jejum absoluto de 8 horas e a suspensão de certos medicamentos. Já no caso de crianças, o jejum varia conforme a idade.
CONTRAINDICAÇÕES: avise ao técnico responsável pelo exame caso você tenha tatuagens ou seja portador dos seguintes dispositivos: marcapasso cardíaco; desfibrilador cardíaco implantável; implante coclear; clipes vasculares metálicos; prótese vascular; stent vascular; DIU; próteses ortopédicas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). É necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética Articular de Quadril.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.