Trata-se de um exame que analisa a medula espinhal e suas raízes nervosas. Com aplicação de contraste intravenoso, e em uma máquina, conhecida como Magneto, cilíndrica e com duas aberturas e a maca na qual o paciente entra deitado na máquina.
O exame combina a tecnologia da ressonância magnética com a aplicação de contraste para avaliar a medula espinhal e suas raízes nervosas de forma detalhada, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso.
A mielografia por ressonância magnética da coluna cervical é um método seguro e eficaz, principalmente por não usar radiação na obtenção das imagens.
Antes do exame, o médico solicitante compartilha as informações de preparo, que devem ser seguidas à risca. Para realizar a mielografia por ressonância magnética da coluna cervical, o primeiro passo é administrar o contraste intravenoso.
O procedimento é realizado na máquina de ressonância magnética — semelhante a um cilindro com aberturas nas duas pontas. Dentro dela, há uma maca onde o paciente fica deitado. O espaço é seguro, com iluminação e ventilação adequadas. Durante o teste, é preciso ficar imóvel por alguns minutos.
A mielografia por ressonância magnética de coluna cervical Esse exame é solicitadoa quando há suspeita de alterações na medula espinhal ou nos discos vertebrais, como:
A mielografia por ressonância magnética da coluna cervical pode ser solicitada por diversos médicos, dependendo do contexto clínico, como neurologistas, neurocirurgiões e ortopedistas especializadosstas em coluna.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e pela AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Saiba como se preparar para o exame de Mielografia por Ressonância Magnética de Coluna Cervical.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.