É um exame que visa fazer um acompanhamento mais frequente da pressão arterial do paciente, durante um determinado período de tempo, que costuma ser de 24 horas.
O que é Mapa 24 Horas?
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um exame complementar cujo objetivo é o diagnóstico de hipertensão arterial e/ou o controle de eficácia do tratamento anti-hipertensivo recomendado. É muito utilizado também para a investigação de sintomas possivelmente relacionados à hipotensão arterial (pressão baixa).
O MAPA pode ser confundido com o exame Holter, já que ambos são procedimentos cardiológicos e também são monitorados por um dia inteiro, porém, são diferentes em alguns aspectos. O MAPA é voltado especificamente para a verificação da pressão arterial, enquanto o Holter acompanha as variações dos batimentos cardíacos durante as atividades diárias.
Como é feito o exame do Mapa 24 Horas?
O equipamento é composto por um pequeno gravador, que é colocado na cintura e conectado por um tubo fino de plástico a uma braçadeira, semelhante aos de aparelho de pressão comuns, colocada no braço não dominante, salvo contraindicação. O monitor infla a braçadeira automaticamente a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período noturno, registrando a pressão com os dados passados para um software específico.
Após o exame, o monitor é conectado ao computador, e um software especial desenha um gráfico das pressões nas 24 horas. No momento das medidas, o braço em que o aparelho estiver instalado deverá permanecer relaxado e imóvel. Se houver necessidade, pode-se ajustar o manguito(parte inflável) no braço, mas não se deve retirá-lo ou trocá-lo de braço. Não se deve deitar sobre o braço em que está o manguito para evitar que o cabo seja dobrado.
Durante o exame, é importante que o paciente mantenha suas atividades habituais e anote no relatório os horários das ingestões de medicamentos (com as respectivas doses) e os horários em que dormiu, acordou, se exercitou ou se alimentou.
É importante informar também a qualidade do sono e eventuais sintomas ou eventos relevantes, como exercícios físicos prolongados. O uso das medicações habituais durante o exame deve ser mantido, a não ser que o médico forneça outra orientação.
Para que serve o exame do Mapa 24 Horas?
O exame do Mapa 24 horas é indicado para descobrir se há um possível quadro de hipertensão em diversas situações, mas também é recomendado para verificar se o tratamento com anti-hipertensivo está surtindo efeito durante o dia e a noite.
Alguns sintomas podem fazer com que o médico cardiologista peça exames, como:
Como se preparar para o exame do Mapa 24 Horas?
Deve-se tomar banho antes da instalação do aparelho, pois ele não pode entrar em contato com a água, nem pode ser desconectado da braçadeira. Deve-se também levar um cinto para colocação do aparelho na cintura, informar nome e horário de todas as medicações utilizadas e seguir a orientação do médico quanto ao uso delas. .
O paciente deve evitar a prática de atividade física 24 horas antes do exame, além de usar roupas leves e confortáveis para não limitar o movimento do manguito.
Existe algum risco no exame do Mapa 24 Horas?
Apenas os relacionados a eventuais alergias ao material em contato com a pele. Raramente podem surgir equimoses ou petéquias (manchas vermelhas puntiformes) que desaparecem após alguns dias.
Quais são as contraindicações para o Mapa 24 Horas?
Pacientes com inchaço no braço, mastectomia ou fístula para diálise bilateralmente(ou bilateral?) não devem realizar o exame. No caso de pacientes com condições de arritmia cardíaca frequente e Parkinson acentuado, o Mapa pode apresentar limitações pela dificuldade na leitura da pressão arterial.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.