Com o foco de prestar atenção profissional especializada de forma contínua, o Centro de Terapia Intensiva do Hospital DFStar oferece aos pacientes graves ou potencialmente graves todos os materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e tratamento de suas condições médicas, sendo divididos em áreas perfilizadas de internação.
Para auxiliar pacientes e familiares, desenvolvemos um guia com orientações importantes sobre os procedimentos de internação. Esse material contém recomendações e informações essenciais sobre cuidados intensivos. O Hospital DFStar está comprometido em oferecer hospitalidade e acolhimento durante todo o período de internação, proporcionando tranquilidade a todos os envolvidos.
O Centro de Terapia Intensiva Adulto compreende num conjunto de unidades de Terapia Intensiva Adulto organizadas por UTIA, UTI , UTI Cardiointensiva, UTIs de Cuidados especiais, Neurológicas, Oncológica, Cárdio-Cirúrgica e a UTI térreo.
A unidade de Terapia Intensiva é uma estrutura hospitalar que se caracteriza como unidade complexa dotada de sistema de monitorização contínua que admite pacientes potencialmente graves com descompensação de um ou mais de seus sistemas orgânicos. São unidades de suporte vital de alta complexidade, com diversas modalidades de monitorização das funções corporais e suporte orgânico avançado, a fim de manter a vida do paciente em “condições clínicas de gravidade extrema e risco de morte por insuficiência orgânica”.
Com o foco em prestar atenção profissional especializada de forma contínua, a Unidade de Terapia Intensiva oferece aos pacientes graves ou potencialmente graves todos os materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico, monitorização e tratamento de suas condições médicas, permitindo acompanhantes em tempo integral, o corpo profissional de intensivistas é formado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e farmacêuticos. Eles trabalham de forma contínua, com empatia e dedicação, com foco no processo de educação do paciente e família no centro do cuidado.
A Unidade de Terapia Intensiva (UTIA/C), localizada no 1º andar do bloco C, é atualmente composta por 22 leitos. Ela se destina ao cuidado intensivo dos pacientes mais graves, com necessidade de grande vigilância clínica ou suporte aos órgãos que estejam com funcionamento prejudicado. Exemplos disso são a ventilação mecânica, a necessidade de medicamentos para manter a pressão arterial, a frequência cardíaca, entre outros relacionados à função do organismo. Uma equipe multiprofissional emprega vários equipamentos e medicamentos sofisticados e da mais alta tecnologia com o intuito de corrigir ou remediar situações que ameaçam a vida.
A Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica (UCI), localizada no 1º andar do bloco C é atualmente composta por 8 leitos, se destina ao cuidado intensivo dos pacientes com doenças cardiovasculares mais graves. Esses pacientes têm necessidade de grande vigilância clínica ou suporte aos órgãos que estejam com funcionamento prejudicado. Exemplos de suporte incluem ventilação mecânica, sistema de circulação extracorpórea (ECMO), dispositivos de assistência circulatória como Heart Mate, entre outros.
A Unidade de Cuidados intensivos e neurológica (UTIsD), localizada no 1ªandar do bloco A/D é composta por 20 leitos e recebe pacientes crônicos e portadores de doenças neurológicas como AVC, doenças neuromusculares, ou submetidos a cirurgias neurológicas e que estejam na fase de recuperação destas situações críticas. Dispõe de monitores para monitorização, equipamentos de reabilitação, entre outros, além do mesmo número de profissionais de enfermagem e equipe multidisciplinar que garante a vigilância continua.
A Unidade de Cuidados Oncológicos (UTI-CO), localizada no 2ªandar do bloco C é composta por 10 leitos e recebe pacientes crônicos, em paliação e/ou terminalidade de doenças oncológicas, com casos graves e/ou em fase de recuperação de situações críticas de doenças onco-hematológicas. Dispõe de monitores para monitorização, equipamentos de reabilitação etc., além do mesmo número de profissionais de enfermagem e equipe multidisciplinar que garante a vigilância continua.
A Unidade Cárdio-Cirúrgica (UACC) localizada no Térreo do bloco D é composta por 11 leitos é uma área especializada para doentes portadores de doenças cardíacas e cirúrgicos que necessitam de suporte compatível. Dispõe de monitores para monitorização, equipamentos de reabilitação etc., além do mesmo número de profissionais de enfermagem e equipe multidisciplinar que garante a vigilância continua.