O coma, também chamado de estado de coma, é uma alteração no estado de consciência de determinado indivíduo. Essa alteração na consciência resulta em uma incapacidade de interagir com o ambiente ou reagir a qualquer tipo de estímulo sensorial, como um beliscão, por exemplo.
O coma é classificado de acordo com a Escala de Coma de Glasgow, uma escala de avaliação da consciência que vai de 3 a 15. Quando uma pessoa recebe a classificação de Glasgow 12 a Glasgow 15, ela está consciente e respondendo aos estímulos, enquanto o estado de coma é determinado pelo Glasgow 3 ao Glasgow 6.
A maior parte das pessoas em estado de coma entra nessa condição devido a traumatismos cranianos causados por acidentes. Se eles causam uma alteração estrutural no cérebro, a pessoa entra no chamado coma estrutural. No entanto existem outros tipos de coma.
O coma alcoólico é a alteração do estado de consciência devido ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas, levando à intoxicação do cérebro.
Já o coma induzido é realizado para ajudar o paciente a superar outras condições médicas. Ele é causado por certos medicamentos, e os médicos, geralmente, fazem-no em cirurgias de alta complexidade, com fins terapêuticos.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.