Câncer de Esôfago
O câncer de esôfago é uma doença que afeta o tubo condutor dos alimentos até o estômago.
O que é o câncer de esôfago?
O câncer de esôfago é uma doença que afeta o tubo condutor dos alimentos até o estômago. Existem dois tipos histológicos predominantes: o carcinoma de células escamosas ainda é o mais frequente em todo globo e associado ao tabagismo e ao consumo de alimentos malconservados. Sua incidência diminuiu nos países desenvolvidos nas últimas décadas, sendo suplantado pelo adenocarcinoma que, por sua vez, está relacionado à obesidade e à doença do refluxo.
Quais os sintomas do câncer de esôfago?
Os sintomas do câncer de esôfago podem variar, dependendo do estágio da doença, e incluem: dificuldade em engolir, dor ou desconforto no peito, perda de peso inexplicável, azia frequente, tosse persistente, rouquidão e regurgitação de alimentos. Se você apresentar esses sintomas, é crucial buscar avaliação médica para um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento o mais cedo possível. Para pacientes tabagistas ou que já apresentaram cânceres localizados na cabeça e pescoço, o alerta ainda é maior para a realização de uma endoscopia digestiva alta.
Como prevenir o câncer de esôfago?
Embora nem todos os casos de câncer de esôfago possam ser evitados, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco. Adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta rica em frutas e vegetais, evitar fumar e o consumo excessivo de álcool, manter um peso saudável e tratar o refluxo gastroesofágico são algumas das estratégias que podem contribuir para a prevenção da doença.
Como é o tratamento do câncer de esôfago?
O tratamento depende do estágio da doença e da saúde geral do paciente. As opções incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. Em alguns casos, uma combinação dessas abordagens pode ser recomendada. A escolha da abordagem vai depender de vários fatores, como o tipo e estágio do câncer, além das características individuais de cada paciente. É fundamental buscar uma equipe médica especializada para discutir todas as opções disponíveis e determinar o plano de tratamento mais adequado.
A prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso a opções de tratamento avançado são fundamentais para melhorar as perspectivas de cura e qualidade de vida do paciente.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.