A ureia baixa é uma condição que pode ser provocada por ingestão excessiva de água, baixo consumo de proteínas da dieta, gravidez e doenças hepáticas, como cirrose, insuficiência hepática e hepatite. Saiba mais o que significa a ureia baixa, os sintomas e o que fazer
Publicado em:
A ureia baixa é uma condição que pode ser causada por situações mais simples, como ingestão excessiva de água e gravidez. Além disso, a ureia baixa também pode estar relacionada com doenças hepáticas, como cirrose e hepatite.
Conforme a causa desta condição, os sintomas de ureia baixa no sangue incluem pele e olhos amarelados, urina escura, cansaço excessivo e inchaço nas pernas.
O diagnóstico da ureia baixa é feito através de um exame de sangue solicitado pelo médico e o tratamento pode ser feito com aumento no consumo de proteínas, uso de medicamentos e repouso.
Os sintomas de ureia baixa podem incluir:
A ureia baixa em si não causa sintomas. Assim, os sintomas de ureia baixa estão sempre relacionados com a causa desta condição.
A ureia baixa no exame de sangue pode indicar situações como:
Níveis baixos de ureia são pouco comuns e geralmente não são preocupantes. Por isso, é recomendado que o resultado do exame de ureia seja sempre analisado pelo médico.
A ureia baixa na gravidez é comum, principalmente durante o segundo e terceiro trimestre.
Isso porque durante a gravidez o bebê usa boas quantidades de proteína para o seu crescimento, além de existir um aumento momentâneo no volume do plasma, diminuindo a concentração de ureia.
Para saber se a ureia está baixa, é aconselhado fazer um exame de sangue, que pode ser solicitado pelo médico junto com o exame de creatinina, para avaliar as funções dos rins e fígado.
A ureia no sangue é considerada baixa, quando os seus valores estão abaixo de 19,3 mg/dL. No entanto, esse valor pode variar conforme a técnica usada por cada laboratório.
Em casos de ureia baixa, pode-se consultar o médico clínico geral ou nefrologista, para avaliar os sintomas apresentados, e, se for necessário, indicar o tratamento adequado.
O tratamento da ureia baixa varia conforme a causa dessa condição, incluindo:
Durante a gravidez, a ureia baixa geralmente não necessita de tratamento, por ser uma situação comum neste período.