O TSH alto é uma alteração hormonal que pode causar sintomas como prisão de ventre, baixa tolerância ao frio e queda de cabelo ou, em alguns casos, diarreia, perda de peso e suor excessivo. Confira os sintomas do TSH alto, significado, causas, diagnóstico e tratamento
Publicado em:
O TSH alto é uma alteração hormonal que pode causar sintomas como prisão de ventre, baixa tolerância ao frio, queda de cabelo ou, em alguns casos, diarreia, perda de peso e suor excessivo, dependendo de como os níveis dos hormônios tireoidianos são afetados.
Na maioria dos casos, o TSH alto é causado por hipotireoidismo, devido ao efeito colateral de medicamentos, deficiência de iodo ou doenças autoimunes da tireoide, por exemplo, mas também pode ter causas mais sérias, como tumores, embora seja raro.
Em caso de suspeita de TSH alto, é recomendado consultar um endocrinologista, que é o médico mais indicado para identificar a causa dessa alteração e orientar o tratamento mais adequado para cada caso.
Os principais sintomas quando o TSH está alto são:
Estes sintomas normalmente estão associados ao hipotireoidismo, uma condição em que a tireoide não produz hormônios suficientes. Veja mais detalhes dos sintomas de hipotireoidismo. https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/hipotireoidismo
No entanto, em alguns casos, o TSH alto estimula o funcionamento da tireoide, resultando em outros sintomas, como diarreia, perda de peso, suor excessivo, intolerância ao calor ou tremores pelo corpo, podendo indicar uma condição conhecida como hipertireoidismo.
O TSH alto é confirmado por meio do exame de TSH ou TSH ultra sensível indicado pelo endocrinologista ou clínico geral para verificar os níveis desse hormônio no sangue. Confira para que serve o exame de TSH e como é feito.
Quando este exame é indicado, é comum o médico pedir também outros exames, como a dosagem de T3 e T4 no sangue, que são importantes para que o resultado do exame de TSH seja interpretado corretamente.
Em adultos, o TSH normalmente é considerado alto quando seus níveis estão acima de 5,0 mIU/L no sangue. No entanto, os valores de referência podem variar com a idade da pessoa e dependendo também do laboratório em que o exame foi feito
O TSH alto, ou TSH ultrasensível alto, na maioria das vezes significa que a tireoide não está produzindo seus hormônios, T3 e T4, em quantidades suficientes.
Embora seja mais raro, o TSH alto também pode significar uma produção descontrolada desse hormônio em alguns casos, resultando no aumento dos hormônios tireoidianos no sangue.
Além disso, especialmente quando TSH está alto e o T4, normal, pode existir um hipotireoidismo subclínico e que, portanto, causa poucos ou nenhum sintoma. Entenda melhor o que é o hipotireoidismo subclínico.
O TSH alto pode ser grave em alguns casos, dependendo da sua causa e níveis dos hormônios tireoidianos no sangue. Nos casos mais graves, pode estar associado a tumores e/ou sintomas como arritmias ou coma, por exemplo.
O TSH alto pode ser causado por:
Na maioria dos casos, o TSH alto é um sinal de hipotireoidismo, sendo importante que a sua causa seja identificada para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
O tratamento do TSH alto deve ser específico para a sua causa, podendo envolver:
Este tratamento deve ser orientado idealmente por um endocrinologista, que pode indicar as opções mais adequadas para cada caso e acompanhar a sua resposta.
O TSH alto pode ter cura em alguns, especialmente quando associado à deficiência de iodo ou efeitos colaterais de medicamentos, por exemplo, e o tratamento é feito corretamente.
Embora nem sempre não exista uma cura definitiva, os sintomas normalmente podem ser controlados quando o tratamento é feito de acordo com a orientação do médico.
O médico mais indicado para se consultar em caso de suspeita de TSH alto é o endocrinologista. Esta especialidade é a mais indicada para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de problemas associados a alterações hormonais.