O T4 alto normalmente corresponde a níveis de T4 livre acima de 1,9 ng/dL ou o T4 total está acima de 12 µg/dL em adultos e pode significar que a glândula tireoide não está funcionando adequadamente. Confira o que é T4 alto, sintomas, diagnóstico, causas e tratamento
Publicado em:
O T4 alto normalmente corresponde a níveis de T4 livre acima de 1,9 ng/dL ou o T4 total está acima de 12 µg/dL em adultos, podendo ser causado pela doença de Graves, ingestão excessiva de iodo ou nódulos na glândula tireoide em alguns casos.
Este hormônio é produzido pela glândula tireoide e precisa ser transformado pelo organismo na sua forma ativa, que é chamada de T3. Além disso, uma parte do T4 total no sangue não está ligado a proteínas e é conhecida como T4 livre. Entenda melhor o que é o T4 livre.
Para confirmar se o T4 está alto, é recomendado consultar um endocrinologista ou clínico geral. O tratamento para o T4 alto deve ser orientado pelo médico, podendo variar desde alterações na alimentação até cirurgia, dependendo da sua causa.
O T4 alto normalmente está associado a sintomas como:
Estes sintomas são comuns em caso de hipertireoidismo, uma condição em que existe um excesso de hormônios tireoidianos no organismo. Confira o que é hipertireoidismo e os sintomas.
As principais causas de T4 alto são:
Quando o T4 está alto, normalmente significa que a glândula tireoide está produzindo hormônios em quantidade acima do esperado, sendo importante que a sua causa seja identificada para que possa ser indicado o tratamento mais adequado.
A doença de Graves é uma das principais causas de hipertireoidismo. É provocada por anticorpos anormais no sangue que são capazes de estimular o funcionamento da tireoide e, por isso, normalmente está associada a níveis de T4 altos.
O T4 alto causado pela doença de Graves tende a normalizar quando o tratamento dessa condição é feito de acordo com as orientações do endocrinologista. Saiba o que é a doença de Graves e como é o tratamento.
Em algumas pessoas, quando alimentos que contém iodo são consumidos excessivamente, os níveis de T4 podem aumentar no sangue. Isso acontece porque o iodo também é importante para a produção de hormônios da tireoide.
Normalmente, quando a ingestão de iodo é regulada, o T4 alto também tende a baixar no sangue.
A inflamação da glândula tireoide, conhecida como tireoidite, pode resultar na liberação excessiva de hormônios tireoidianos para o sangue, aumentando os níveis de T3 e T4.
Os níveis de T4 altos em caso de tireoidite tendem a voltar ao normal na medida em que a sua causa é tratada adequadamente.
Níveis de T4 altos podem ser provocados pelo efeito colateral de medicamentos, como amiodarona ou alguns tipos de imunoterápicos, quando afetam o funcionamento da glândula e uso excessivo de hormônios tireoidianos, por exemplo.
Neste caso, o T4 alto tende a voltar ao normal no sangue quando o uso do medicamento é interrompido ou são feitos ajustes na sua dose, de acordo com a orientação do médico.
Nódulos na glândula tireoide em alguns casos podem produzir hormônios tireoidianos em excesso, resultando em níveis de T3 e/ou T4 altos no sangue. Confira o que é o nódulo na tireoide e os sintomas.
Neste caso, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos específicos e, algumas vezes, cirurgia, por exemplo, podendo normalizar a produção de hormônios da tireoide.
O diagnóstico do T4 alto é confirmado pelo endocrinologista ou clínico geral por meio do exame de T4 livre e total no sangue. O T4 normalmente é considerado alto, quando o T4 livre está acima de 1,9 ng/dL ou o T4 total está acima de 12 µg/dL em adultos. Acesse aqui
É comum o T4 alto, especialmente o T4 livre, ser acompanhado por níveis elevados de T3 no sangue, que é a forma ativa desse hormônio no organismo. O T3, portanto, é responsável pelos sintomas que podem surgir quando o T4 está alto. Saiba o que é T3 e para que serve o exame.
O tratamento para o T4 alto deve ser específico para a sua causa, podendo envolver o uso de medicamentos antitireoidianos, terapia com iodo radioativo ou cirurgia, por exemplo, sendo importante que seja orientado por um endocrinologista.
Além disso, em caso de sintomas como ansiedade, tremores no corpo ou coração acelerado, o médico também pode indicar medicamentos como atenolol ou verapamil que, embora sejam anti-hipertensivos, podem aliviar os sintomas em alguns casos.
No entanto, se houver ingestão excessiva de iodo, podem ser necessárias apenas mudanças na alimentação ou, caso o T4 alto esteja associado ao uso de algum medicamento, realização de ajustes no tratamento médico, por exemplo.
O médico mais indicado para se consultar em caso de suspeita de T4 alto é o endocrinologista. Esta especialidade é a mais indicada para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de problemas associados a alterações hormonais.