Unidade hospitalar é única na Bahia e uma das primeiras no Norte/Nordeste a possuir uma Symbia Intevo SPECT/CT, que faz análises de alta precisão, beneficiando pacientes de áreas como oncologia e cardiologia
O Hospital São Rafael, da Rede D’Or, acaba de adquirir um equipamento de última geração para realizar exames de imagem na área de medicina nuclear, o Symbia Intevo Excel SPECT/CT. A unidade hospitalar é a única na Bahia a possuir o aparelho, que agrega ao seu parque tecnológico, beneficiando especialmente pacientes das áreas de oncologia, cardiologia, nefrologia, gastroenterologia, neurologia e infectologia.
A tecnologia vai agilizar os procedimentos de cintilografia, método conhecido de diagnóstico que usa pequenas quantidades de materiais emissores de radiação para formar as imagens de tecidos e órgãos. No caso do Symbia Intevo Excel SPECT/CT, há uma combinação de dois tipos de análise com base em tomografia computadorizada. O resultado é um alto desempenho, com localização precisa de possíveis anomalias, proporcionando aos médicos maior segurança para o diagnóstico.
“Com o equipamento, passamos a contar com os mais modernos programas de processamento e quantificação de imagens que permitem um exame de maior qualidade, com a soma das imagens anatômicas às imagens funcionais. Essa união permite melhor localização visual das lesões, o que pode auxiliar na diferenciação de doenças”, afirma o coordenador do serviço de Medicina Nuclear do São Rafael, Lucas Vieira.
O profissional explica que as vantagens para o paciente são inúmeras, com ganho de tempo, redução de custos, mais conforto na realização do exame, menor exposição à radiação comparado a exames similares, imagens de alta resolução e com mais informações, o que dá mais segurança aos médicos. O Symbia Intevo Excel SPECT/CT estará à disposição para uso nos próximos dias, após concluir fase de testes e calibração.