Rede D´Or adere aos princípios éticos na assistência à saúde (EPiHC)
A iniciativa, lançada pelo International Finance Corporation (IFC), incentiva organizações de saúde a construírem sistemas transparentes e resilientes.
A Rede D’Or formalizou, no último dia 14, a adesão a iniciativa conhecida como EPiHC, sigla em inglês para Ethical Principles in Health Care (Princípios Éticos em Saúde).
A iniciativa, lançada pelo International Finance Corporation (IFC), um membro do Grupo Banco Mundial, busca incentivar os sistemas de saúde a adotar um conjunto de 10 princípios éticos que cobrem questões primárias que as organizações de saúde precisam abordar para construir sistemas transparentes e resilientes que atendam aos mais altos princípios éticos na prestação global de cuidados de saúde. Essas questões abordam uma variedade de temas, como por exemplo, capacitação das equipes, contribuição positiva para a sociedade, proteção das informações entre outros.
A Rede D’Or acredita que a adoção destes princípios contribui para o aprimoramento de seus valores e o fortalecimento da prestação de serviços assistenciais de alta qualidade.
Os 10 princípios são:
- Respeito às Leis e Regulamentos;
- Contribuição positiva para a sociedade;
- Promoção de padrões de alta qualidade;
- Condução de assuntos de negócios com responsabilidade;
- Respeito ao Meio Ambiente;
- Defesa aos direitos dos pacientes;
- Proteção de informações e uso responsável de dados;
- Prevenção de discriminação, assédio e intimidação;
- Proteção e capacitação de funcionários;
- Apoio de práticas éticas e de prevenção de danos.