Insulina alta: o que é, sintomas, como saber e o que fazer
A insulina alta é uma condição onde níveis do hormônio insulina estão elevados no sangue, causando sintomas como fome excessiva, desejo por alimentos doces e visão embaçada, por exemplo. Conheça melhor o que é insulina alta, os sintomas, como saber e o que fazer
Publicado em:
O que é insulina alta?
A insulina alta é uma condição caracterizada pelos níveis elevados do hormônio insulina no sangue, podendo causar sintomas como fome excessiva, dificuldade de concentração e desejo por alimentos doces, por exemplo.
A insulina basal alta geralmente é causada por resistência à insulina e, em casos mais raros, pode estar relacionada com um tumor nas células do pâncreas que produzem a insulina.
O tratamento da insulina alta no sangue deve ser feito pelo endocrinologista e inclui o uso de medicamentos, a adoção de uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.
Sintomas de insulina alta?
Os sintomas de insulina alta incluem:
- Fome excessiva e frequente;
- Dificuldade de concentração;
- Ansiedade ou pânico;
- Perda do foco e motivação;
- Fadiga;
- Desejo por alimentos doces;
- Ganho de peso.
A insulina basal alta também pode causar visão embaçada e acantose nigricans, que é o escurecimento da pele das axilas, costas e laterais do pescoço.
A insulina alta normalmente não provoca sintomas, exceto quando os níveis de glicose no sangue estão abaixo dos valores normais.
O que pode ser insulina alta?
A insulina alta é causada principalmente pela resistência à insulina, onde o pâncreas tenta compensar essa condição aumentando a produção e liberação de insulina.
Por isso, alguns fatores que favorecem o surgimento da insulina alta são: aumento da gordura visceral, sedentarismo, alimentação rica em sódio e carboidratos refinados e síndrome dos ovários policísticos.
Além disso, em casos mais raros, a insulina alta pode ser causada por insulinoma, um tumor que surge nas células no pâncreas que produzem este hormônio.
Como saber se a insulina está alta?
Para saber se está com a insulina alta, deve-se consultar um médico, que vai fazer uma avaliação dos sintomas e sinais apresentados, o histórico de saúde familiar e da pessoa.
O médico também pode solicitar a realização de exames de insulina e glicemia de jejum, um exame que ajuda a avaliar os níveis de glicose no sangue.
Qual médico procurar?
Na suspeita de insulina alta, é recomendado consultar o endocrinologista, que é o médico especialista em avaliar alterações em hormônios e nas glândulas do corpo.
O que fazer?
Os tratamentos indicados para insulina alta incluem:
- Uso de medicamentos, como metformina, liraglutida e acarbose, que devem ser usados conforme indicação média;
- Cirurgia para remover o tumor, em casos de insulinoma;
- Dieta saudável, priorizando-se alimentos ricos em fibras e com pouco açúcar.
Além disso, o médico também pode recomendar a prática de atividades físicas, pelo menos 3 vezes por semana, para ajudar na perda de peso e melhorar a sensibilidade à insulina.
Quais são as complicações da insulina alta
Quando não é tratada, a insulina alta pode causar complicações como:
- Diabetes tipo 2;
- Triglicerídeos alto;
- Aterosclerose;
- Ácido úrico alto.
A insulina alta também pode causar excesso de peso, pressão alta e diabetes tipo 2.