Hospital de Campanha Lagoa-Barra atendeu 740 pacientes com Covid em 90 dias
570 pacientes receberam alta
Publicado em:
Com capacidade de 200 leitos, o Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Rio, completou 90 dias e encerrou suas atividades em 20 de agosto. Atendeu mais de 740 pacientes, dos quais mais de 570 pacientes receberam alta. A unidade, que atendeu apenas pacientes do SUS com Covid-19.
Dos casos atendidos, 680 precisaram de cuidado especializado em Terapia Intensiva. Liderada pela Rede D’Or em parceria com Bradesco Saúde, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Banco Safra, a iniciativa trouxe uma relevante contribuição ao combate à doença, atendendo pacientes do SUS de 32 municípios do Estado do Rio de Janeiro. O hospital, que teve uma ocupação média de 74% (nos leitos de UTI), encerrou suas atividades em 20 de agosto.
Nesse balanço de três meses, foram registrados mais de 570 pacientes recuperados, o que corresponde cerca de 80% dos atendimentos. Inaugurado no fim de abril (25), antes do prazo previsto, o hospital conta com 200 leitos em operação, sendo 100 de UTI e 100 de enfermaria e recebeu investimento total de R$ 60 milhões.
Com 97% do nível de satisfação, a equipe de profissionais de saúde priorizou o atendimento humanizado, com uso de tecnologia para aproximar pacientes e familiares, tendo realizado mais de 2,6 mil videochamadas. Outro exemplo foi o projeto “Ídolos do Bem”, com gravações em vídeo de mensagens de apoio feitas por atletas famosos, ídolos de pacientes internados, como uma forma de levar esperança em meio à recuperação da doença.
A Secretaria Estadual de Saúde é a responsável por encaminhar os pacientes, por meio do sistema de regulação de vagas do Estado. Cerca de 70% dos pacientes veio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade do Rio, mas o hospital recebeu também pacientes de 32 municípios indicados pelas Coordenações de Emergência Regionais (CER) e de outros hospitais públicos do Estado.
Confira a reportagem completa no site da SEGS.