A hiperplasia prostática benigna, conhecida como próstata aumentada, é uma condição em que ocorre o crescimento anormal da próstata, chegando ao tamanho aproximado de uma laranja, a ponto de pressionar a uretra e causar vários desconfortos ao paciente, além de outros sintomas.
A sua ocorrência geralmente acontece com a idade, a partir dos 50 anos em média, e por ser benigna, não oferece grandes riscos ao paciente. Porém, somente exames mais precisos poderão confirmar essa condição, pois, em alguns casos, é constatada a malignidade da doença que pode evoluir para o câncer de próstata.
Causas da próstata aumentada
A idade do paciente tem influência na ocorrência da hiperplasia prostática, mas outros aspectos devem ser levados em conta, como algumas condições genéticas e oscilações nos padrões de testosterona e de hormônios, como a di-hidrotestosterona. Sempre enfatizando a importância de exames para um diagnóstico mais amplo e seguro.
Sintomas comuns
Com a uretra pressionada, variados sintomas e condições passam a prejudicar a qualidade de vida do paciente. A força do fluxo urinário diminui, resultando em dificuldade para urinar, e ainda há casos em que a urina apenas goteja. Pedras na bexiga, danos aos rins, sangue na urina, entre outros, também são provocados pelo aumento da próstata.
Tratamento indicado
Um especialista poderá recomendar o tratamento adequado, que será indicado quando os sintomas forem sentidos. Dependendo do quadro, medicamentos serão administrados, mas em caso da não constatação de melhora, o procedimento cirúrgico poderá ser realizado.
HoLEP – Procedimento minimamente invasivo
O crescimento da próstata ou hiperplasia prostática ocorre em cerca de 80-90% dos homens maduros e dificulta a eliminação da urina, comprometendo a qualidade de vida desses indivíduos. Como consequência, podem surgir quadros de retenção total da urina, crises de infecção urinária e até mesmo cálculos na bexiga.
Nos casos de aumento exagerado da próstata, até há pouco tempo eram empregadas intervenções de maior porte, realizadas através de grandes incisões abdominais. A perspectiva para esses doentes melhorou bastante com o emprego da nova técnica de cirurgia com laser, conhecida como HoLEP ou enucleação prostática a laser.
Essa intervenção é realizada por meio de um tubo introduzido pelo canal uretral, sem incisões, com pós-operatório muito mais confortável e internação de apenas um ou dois dias. Ao contrário do que muitos temem, essa intervenção não prejudica a ereção peniana, já que a próstata é uma estrutura do sistema reprodutor, sem relação com a função sexual. Essa confusão irrealista se explica porque em pacientes com câncer da próstata submetidos a tratamento pode ocorrer lesão dos nervos que regulam a ereção, causada pela técnica de extração do câncer. Vença o problema. Fale com nossos especialistas.
Se a sua idade favorece o aumento da próstata, ou caso sinta alguns dos sintomas relatados acima, consulte o especialista. Pela Central de Agendamento, você tem acesso aos melhores recursos para cuidar da sua saúde.