Entenda por que o ecodoppler das carótidas é vital na prevenção de doenças cardiovasculares e no diagnóstico precoce de problemas vasculares
Publicado em:
O Ecodoppler das Carótidas ou Ultrassonografia das carótidas é um exame de imagem indolor solicitado para avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias carótidas, vasos que passam pela lateral do pescoço e têm um papel importante em fornecer sangue rico em oxigênio, vindo do coração, ao cérebro.
Quando surgem problemas de saúde, como níveis elevados de colesterol ou pressão arterial alta, pode ocorrer um acúmulo de gordura nas paredes das artérias (arterosclerose).
A arterosclerose pode reduzir o fluxo de sangue para o cérebro ou ainda essas placas de gordura podem se romper criando coágulos que podem ser levados até o cérebro e causar um acidente vascular cerebral (AVC).
Assim, o Ecodoppler das Carótidas é um exame que ajuda na detecção precoce de doenças que podem levar ao AVC.
Continue lendo e entenda mais sobre o exame.
O Ecodoppler das Carótidas é um exame rápido e indolor que combina ultrassonografia e medida do fluxo sanguíneo pelo Doppler para avaliar as artérias carótidas.
De acordo com o Dr. Rafael Modesto, Coordenador do Serviço de Ecocardiografia do Hospital Aliança Rede D’Or (BA), as maiores vantagens desse exame são: não utilizar radiação ionizante nem contraste e fornece imagens em tempo real.
“A principal indicação desse exame é para investigação de obstrução do fluxo sanguíneo da artéria carótida, na maioria das vezes, no contexto de acidente vascular cerebral. Entretanto, pode ser solicitado para avaliação de risco cardiovascular, visto que a presença de placas de gordura (ateroma), qualquer que seja, já eleva o risco de infarto (IAM), derrame (AVC) ou morte”, descreve Dr. Rafael Modesto.
O ecodoppler das carótidas avalia a anatomia e a funcionalidade das artérias carótidas, identificando possíveis problemas, como a formação de placas de gordura (aterosclerose) e se estas placas estão obstruindo a passagem de sangue. O exame analisa também a espessura da parede da artéria, um parâmetro que identifica o início bem precoce da placa de gordura e, quando presente, indica maior risco para problemas cardiovasculares futuros.
Esse exame é recomendado como parte do checkup, de forma preventiva, para pacientes com:
A detecção de placas de gordura ou outras obstruções para a passagem de sangue permite ao médico começar o tratamento para evitar que isso piore, ou que haja um infarto ou AVC.
O paciente fica deitado em uma maca e o médico posiciona o transdutor (equipamento utilizado no exame de ultrassonografia), com gel, no pescoço. Isso permite obter imagens da artéria carótida.
O Ecodoppler das carótidas é um exame de ultrassom, portanto, não causa dor (no máximo um desconforto pela pressão do transdutor no pescoço), não é invasivo, isto é, sem cortes ou punções, não precisa de contraste e não exige nenhuma preparação especial – nem jejum.
Se o seu médico recomendar esse exame, não hesite em realizá-lo, pois pode ser fundamental para a sua saúde a longo prazo.
Agende seu exame conosco.
LEIA TAMBÉM: