Creatinina alta: o que é, sintomas, significado e o que fazer
A creatinina alta é quando seus níveis estão acima de 1,3 mg/dL, em homens, ou 1,1 mg/dL, em mulheres, podendo surgir sintomas como cansaço, diarreia ou vômitos. Entenda melhor o que é creatina alta, sintomas, significado, diagnóstico e o que fazer
Publicado em:
A creatinina alta é quando seus níveis no sangue estão acima de 1,3 mg/dL, em homens, ou 1,1 mg/dL, em mulheres, podendo surgir sintomas como alterações no volume de urina, cansaço, diarreia ou vômitos, dependendo da sua causa.
Níveis de creatinina altos no sangue normalmente significam alterações no funcionamento dos rins, sendo comum tanto a ureia e a creatinina estarem altas nessas condições. Entenda melhor o que é a creatinina e quando está alta ou baixa. Clique aqui e leia sobre creatinina
A elevação da creatinina deve ser confirmada por meio seu exame no sangue e o tratamento caso esteja alta varia de acordo com a sua causa, devendo ser orientado por um médico.
Quais os sintomas de creatinina alta?
Os principais sintomas associados à creatinina alta são:
- Aumento ou diminuição da quantidade de urina;
- Mucosas secas;
- Diarreia, náusea e/ou vômitos;
- Cansaço ou sensação de fraqueza;
- Perda de apetite;
- Coração acelerado.
Esses sintomas variam de acordo com a causa da creatinina alta e, especialmente nos casos em que o funcionamento dos rins está muito prejudicado, podem surgir outros como confusão mental, coceira no corpo ou sangramentos.
O que significa a creatinina alta?
As principais causas de creatinina alta são:
- Consumo excessivo de carne vermelha;
- Grande quantidade de massa muscular;
- Desidratação;
- Sangramentos;
- Efeito colateral de medicamentos;
- Doença renal crônica;
- Choque.
A maior parte da creatinina é eliminada pelos rins e, por isso, a creatinina alta normalmente significa que estes órgãos não estão funcionando adequadamente, embora em alguns casos, sua elevação nem sempre indique um problema sério
Consumo excessivo de carne vermelha
A creatinina alta no sangue é comum em caso de consumo excessivo de carne vermelha. No entanto, o seu aumento não é tão acentuado e, normalmente, seus níveis voltam ao normal quando o consumo passa a ser controlado ou é interrompido.
Grande quantidade de massa muscular
A creatinina tende a ser mais alta em pessoas que apresentam maior massa muscular. Especialmente em fisiculturistas, a creatinina alta pode afetar o cálculo da função renal, resultando em valores falsamente alterados.
A creatinina alta devido à massa muscular normalmente não indica um problema, mas é importante consultar um médico para uma avaliação de forma a descartar outras possíveis causas.
Desidratação
A desidratação devido a diarreia ou vômitos, por exemplo, pode afetar o funcionamento dos rins, prejudicando a eliminação da creatinina no sangue e fazendo com que seus níveis aumentem.
Por isso, é importante beber bastantes líquidos para prevenir a desidratação, especialmente em dias quentes ou em caso de gastroenterites, por exemplo. A creatinina tende a voltar ao normal na medida em que a desidratação é corrigida. Entenda melhor o que é desidratação e o tratamento. Clique aqui e leia sobre desidratação
Sangramentos
Dependendo da intensidade do sangramento, o funcionamento dos rins também pode ser afetado devido à diminuição do volume de sangue. Isso também pode fazer com que a creatinina fique alta.
Em caso de sangramentos é importante que a sua causa seja identificada e tratada adequadamente para que a creatinina volte ao normal, podendo em alguns casos também ser necessário o uso de soro diretamente na veia ou transfusões de sangue. Saiba como é feito o tratamento da hemorragia. Clique aqui e leia sobre hemorragia
Efeito colateral de medicamentos
Devido ao efeito colateral de alguns medicamentos, a creatinina alta no sangue pode ser o resultado de uma diminuição da capacidade dos rins em filtrá-lo. Este é caso de anti-inflamatórios não esteroides e alguns anti-hipertensivos, por exemplo.
Neste caso, o médico pode indicar a troca ou suspensão do medicamento associado à creatinina alta para que seus níveis voltem ao normal. Além disso, não é indicado usar medicamentos sem orientação médica.
Doença renal crônica
A creatinina alta é comum em pessoas com doença renal crônica devido à perda da função renal, que prejudica na sua eliminação do organismo. Suas principais causas são a diabetes tipo 2 e a hipertensão arterial.
Em caso de doença renal crônica é importante que a sua causa seja identificada e tratada de acordo com as orientações do médico. Isso pode ajudar a evitar que o funcionamento dos rins piore e a creatinina continue a aumentar. Confira o que é doença renal crônica e o seu tratamento.
Como confirmar a creatinina alta?
Para confirmar a creatinina alta, deve-se realizar a sua dosagem no sangue e o seu resultado deve ser interpretado por médico, que leva em consideração também os sintomas apresentados e histórico de saúde da pessoa. Veja para que serve o exame de creatinina.
Além disso, os valores de referência da creatinina tendem a variar de acordo com a idade e sexo.
Qual a relação entre ureia e creatinina?
A ureia e creatinina tendem a estar altas devido a condições parecidas, porque ambas são eliminadas, em grande parte, pelos rins. Entenda melhor o que é o exame de ureia.
No entanto, embora os níveis de creatinina no sangue permitam avaliar o funcionamento dos rins com mais precisão, especialmente nos estágios iniciais de doenças nesses órgãos, é comum se verificar ureia alta e creatinina normal.
O que fazer em caso de creatinina alta?
Caso a creatinina esteja alta em um exame, é recomendado consultar um nefrologista ou clínico geral para que a causa da sua elevação seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado, se necessário.
O tratamento da creatinina alta deve ser específico para a sua causa, podendo envolver medidas como beber mais líquidos ou limitar consumo de carne vermelha, suspensão ou ajuste de medicamentos ou o controle de sangramentos, por exemplo.
Qual médico consultar?
O médico mais indicado para se consultar em caso de suspeita de creatinina alta é o nefrologista. Esta especialidade é a mais indicada para fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de problemas renais.