Publicado em:
O coração é vital para o funcionamento do corpo, ele tem a função de bombear o sangue aos pulmões para receber oxigênio e bombear o sangue rico em oxigênio para todo corpo nutrindo nossos órgãos e tecidos, também é fundamental para a prática de atividades físicas, afinal um coração que não funciona bem, não consegue manter um bom desempenho físico e respiratório, além disso está relacionado as emoções, quem nunca sentiu o coração acelerar ao se emocionar ou uma sensação de aperto ao passar por uma situação angustiante.
O sintoma mais conhecido relacionado ao coração é a dor no peito, mas não se engane o coração pode dar muitos outros sinais de que algo não está indo bem, por esse motivo fique atento aos sinais que seu corpo pode estar enviando para você:
O inchaço nos pés é sintoma comum em muitos pacientes, pode estar relacionado com calor, varizes e dificuldade do sistema linfático em drenar o líquido da região, porém fique atento, casos de insuficiência cardíaca podem se apresentar inicialmente com inchaço nos pés, neste caso o coração não consegue bombear o sangue adequadamente e causa um “congestionamento” no sistema venoso, sendo as pernas e os pés os primeiros locais a inchar.
Quem nunca sentiu sensação do coração acelerar, por emoção, ansiedade ou preocupação, porém devemos ficar atentos, algumas arritmias podem inicialmente manifestar-se apenas com sensação de palpitações, se seu coração está constantemente acelerado ou parece que o batimento está fora do lugar fique atento.
Quando se pensa em falta de ar logo vem à cabeça doenças pulmonares como pneumonia, mas algumas doenças cardiológicas podem causar este sintoma, a falta de ar cardiológica é muitas vezes relacionada aos esforços, pois quando o coração não funciona bem, o oxigênio não chega em nível suficiente ao corpo, falta de ar ao deitar e a necessidade de dormir com muitos travesseiros também pode ser sinal de alarme.
Desmaio é um sintoma muitas vezes benigno, quem não conhece alguém que desmaiou em algum show, ou desmaiou por alguma emoção, muitas vezes esse sintoma está relacionado a calor, estresse e falta de hidratação. Os desmaios também podem vir de causas cardíacas como arritmias, hipertrofia do coração e problemas relacionados as válvulas.
As obstruções de artérias cardíacas são grandes causadoras do infarto, porém nem sempre a clínica de infarto começa com dor no peito, muita atenção a dor em outros locais sem causa evidente.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. A prevenção ainda é o melhor remédio. Encontrando algum sinal de que algo não está bem, procure um cardiologista. Muitas vezes o tratamento no início dos sintomas é efetivo e evita desenvolvimento de doenças cardiológicas mais sérias.
Dr. Rafael Domiciano
Coordenador da Cardiologia do Hospital São Luiz Anália Franco (SP) – Rede D’Or