Você sabe o que é Constipação?
Publicado em:
A Constipação é um sintoma que pode se manifestar de maneiras diferentes para cada pessoa. A infrequência na evacuação é mais comum, mas a diminuição de volume ou peso das fezes, a necessidade de esforço durante a evacuação, a sensação de evacuação incompleta também são formas de manifestação da doença.
Cerca de 80% das pessoas sofrem de Constipação em algum momento de suas vidas, e períodos breves de constipação são normais. O caso passa a ter necessidade de observação quando a evacuação ocorre menos de três vezes por semana.
É considerada normal a evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana. E o tipo de dieta interfere no funcionamento intestinal. Uma dieta equilibrada deve proporcionar a ingestão de 25 a 30 gramas de fibras e de 1,7 a 2,4 litros de líquidos diariamente. Exercícios físicos também são importantes para o bom funcionamento intestinal.
O que provoca a constipação?
Hábitos de vida e fatores externos podem causar a alteração de funcionamento intestinal. São eles:
Consumo inadequado ou insuficiente de fibras;
Consumo inadequado de líquidos;
Sedentarismo;
Viagens;
Gravidez;
Alterações na dieta;
Não evacuação quando surge a vontade.
Mas existem fatores mais graves que podem ser a causa da Constipação:
Tumores;
Áreas de estreitamento no cólon;
Lesão de medula;
Diabetes;
Esclerodermia;
Distúrbios do sistema nervoso;
Doenças da tireoide;
Esclerose múltipla;
Doença de Parkinson.
A Constipação também pode ser ocasionada por medicamentos. Entre eles estão os analgésicos, antidepressivos, tranquilizantes, medicamentos para tratamentos psiquiátricos, medicamentos para pressão sanguínea, diuréticos, suplementos de ferro, suplementos de cálcio, e antiácidos que contêm alumínio.
Devo procurar um médico em caso de Constipação?
Quando ocorrem alterações persistentes dos hábitos intestinais por mais de três semanas, é recomendado fazer uma avaliação médica. Em caso de presença de sangue nas fezes, o médico deve ser procurado rapidamente.
Como é feito o diagnóstico?
O exame de toque na área anorretal é um exame relativamente simples que pode fornecer pistas sobre as causas ocultas do problema. Para investigar eventuais causas anatômicas, como tumores ou áreas de estreitamento do cólon, o exame do intestino com um instrumento flexível iluminado ou o teste do raio-x com bário pode ser necessário. Quando se identifica um problema anatômico, o tratamento pode ser direcionado para a correção da anormalidade.
Causas funcionais podem ser identificadas através do exame com marcadores, no qual o paciente engole uma cápsula que pode ser monitorada por meio de radiografias tiradas durante o período de alguns dias. Esse exame fornece informações sobre possíveis distúrbios no funcionamento muscular dentro do intestino.
Podem ser necessários exames fisiológicos para avaliar a função do ânus e do reto como a eletromanometria retal ou o defecograma. Quando não se detecta nenhuma causa anatômica ou funcional para a constipação diz-se que a causa é idiopática, ou seja, de surgimento espontâneo e de causa desconhecida.
Qual é o tratamento para a Constipação?
Em grande parte dos casos, a adição de alimentos ricos em fibras à dieta e o aumento da ingestão de líquidos podem aliviar os sintomas da Constipação. Incorporar exercícios físicos à rotina também é uma indicação médica. A adição de fibras à dieta pode levar várias semanas para alcançar a eficácia total, mas as fibras não são nocivas ao organismo.
O uso de laxantes, estimulantes ou supositórios devem ser feito apenas quando recomendados pelo médico e com acompanhamento. O uso excessivo desses medicamentos pode acarretar na piora da condição da função intestinal, desidratação e até mesmo danos intestinais permanentes.
Em alguns casos, a fisioterapia do biofeedback podem ajudar na reeducação das funções do músculo esfíncter anal. Procedimentos cirúrgicos para o tratamento da Constipação são utilizados apenas em casos raros. Só o médico para determinar o melhor tratamento.