Você sabe o que acontece durante uma parada cardíaca?
Publicado em:
Parada cardíaca é uma situação médica de emergência grave que pode levar o paciente ao óbito em poucos minutos. Nesse momento, o coração encontra-se parado, incapaz de bombear sangue para o corpo.
Durante a parada, a circulação sanguínea é interrompida por completo, e consequentemente interrompe-se também o fornecimento de oxigênio. Esse processo afeta todos os órgãos, mas o cérebro é o primeiro a ser prejudicado, fazendo com que o paciente perca a consciência e pare de respirar. Mais de cinco minutos de parada cardíaca podem gerar danos irreversíveis ao cérebro.
Infelizmente muitas vezes as vitimas de parada cardíaca não apresentam nenhum sintoma que antecedem o quadro. Por outro lado, algumas podem apresentar:
- Fortes dores na cabeça, peito, abdômen e costas;
- Dificuldades para respirara e falta de ar;
- Dificuldades para falar;
- Sensação de formigamento no braço esquerdo;
- Palpitações mais fortes;
- Sensação de desmaio.
Pessoas com problemas cardíacos, doenças pulmonares crônicas, tabagistas, diabéticos, obesos, com colesterol alto, triglicerídeos elevados ou com hábitos de vida pouco saudáveis e alimentação inadequada estão mais sujeitos a sofrerem uma parada cardíaca.
É possível minimizar as chances de um evento desses com a adoção de hábitos de vida saudáveis e com o acompanhamento médico para as doenças crônicas. Seguir as orientações dos especialistas é fundamental para garantir a qualidade de vida.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico cardiologista e esclareça suas dúvidas.