Por que os raios ultravioleta fazem mal?
Publicado em:
As regras para aproveitar o verão de forma saudável são conhecidas: ingerir líquidos e se proteger do sol. Mas por que o sol faz tão mal? O problema está nos raios ultravioleta, conhecidos como UV.
Além de provocar reações imediatas como o bronzeamento, queimaduras e alergias, os efeitos observados tardiamente em decorrência do acúmulo dessa radiação recebida podem ser graves: envelhecimento da pele e alterações celulares que podem desencadear o desenvolvimento do câncer de pele.
Existem três tipos de radiação UV: UVA, UVB e UVC. A tipo C é filtrada pela atmosfera terrestre, mas a B e A atingem em cheio a superfície da Terra. Entenda melhor:
Radiação UVA – Os raios desse tipo têm intensidade constante durante o ano inteiro, tanto no verão, quanto no inverno. Essa mesma constância é observada durante o dia, apesar de serem um pouco mais fortes entre as 10h e 16h.
Penetrando profundamente na pele, os raios UVA são o principal responsável pelo envelhecimento precoce da pele e o maior desencadeador de alergias, além de contribuir para a predisposição para o câncer. Atenção: as câmaras de bronzeamente são tão arriscadas porque apresentam níveis de radiação UVA maiores que as provenientes do sol.
Radiação UVB – Esse tipo de radiação chega com menor intensidade a Terra, pois a camada de ozônio se encarrega de bloquear 90% dos raios. Mas, durante o verão, sua intensidade aumenta, principalmente entre as 10h e 16h.
Apesar de penetrarem superficialmente na pele, influenciam mais no surgimento de queimaduras solares. Os raios UVB podem causar alterações celulares e por isso é o principal desencadeador do câncer de pele.
Vale lembrar também algumas outras dicas para aproveitar melhor as loções de proteção solar, manter a pele mais saudável e prevenir o câncer:
- Não ficar com a pele vermelha não significa que a pele não sofreu danos;
- Câmaras de Bronzeamento emitem 10 vezes mais raios UVA que o sol, provocando envelhecimento precoce e predispõem ao surgimento do câncer da pele;
- O Fator de Proteção Solar dos cremes e loções dizem respeito à proteção de raios UVB, quando há proteção contra os raios UVA, ela é descrita;
- Não se exponha ao sol entre 10h e 15h e use proteção extra como óculos e chapéus.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico dermatologista e tire suas dúvidas.