Hipertensão Arterial – Mitos e Verdades
Publicado em:
O que é?
O coração funciona como uma bomba que bate normalmente de 50 a 100 vezes por minuto, impulsionando cerca de 5 litros de sangue para todo o corpo.
A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos, e é determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular pelo corpo.
A Hipertensão Arterial ou Pressão Alta ocorre quando a pressão que o sangue faz na saída do coração e na parede das artérias é muito forte, ficando acima dos limites normais.
São considerados limites normais quando a Pressão Arterial Sistólica está abaixo de 130 mmHg e a Pressão Arterial Diastólica está abaixo de 85 mmHg. Níveis de pressão de 140x90mmHg ou superiores são considerados elevados e constituem a Hipertensão Arterial.
Quem pode ser hipertenso?
Pressão alta é uma doença que atinge homens e mulheres, de diversas idades. No Brasil, 1 em cada 3 pessoas são hipertensos. Metade dos homens e mulheres com mais de 50 anos tem hipertensão arterial.
Com o avanço da idade, o risco aumenta: 3 em cada 4 daqueles acima de 75 anos têm a doença. Mas o dado mais preocupante é que apenas 1 em cada 5 hipertensos toma medicação e os cuidados necessários para controlar a doença.
A pressão alta não controlada ataca todos os órgãos do nosso corpo silenciosamente. Por isso, não se pode esperar pelos sintomas para suspeitar que a pressão arterial esteja subindo. O melhor jeito de fazer o diagnóstico de hipertensão é consultar o médico pelo menos uma vez por ano.
Como se desenvolve a pressão alta?
Na maioria dos casos, não existe uma causa conhecida para o surgimento da hipertensão arterial, mas alguns fatores facilitam o seu aparecimento:
- História na família de hipertensão arterial;
- Idade avançada;
- Raça negra;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Falta de atividade física;
- Consumo excessivo de sal;
- Consumo de grandes quantidades de bebida alcoólica.
Quais são os riscos da pressão alta?
A hipertensão arterial é a principal responsável pelas doenças do aparelho circulatório, como:
- Ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio);
- Enfraquecimento do coração (insuficiência cardíaca);
- Derrame cerebral (acidente vascular cerebral);
- Redução ou perda da função dos rins (insuficiência renal crônica);
- Redução da visão e até cegueira;
- Demência;
- Amputação de pernas e braços.
Como tratar a hipertensão?
A mudança no estilo de vida deve ser a primeira e principal maneira de se combater a hipertensão arterial. Apesar das modificações no estilo de vida, grande parte dos pacientes precisa ainda do tratamento com remédios, que devem ser tomados com disciplina e seguindo orientação médica.
- Deixe de fumar;
- Pratique atividade física aeróbica moderada, como caminhada, corrida, natação, andar de bicicleta, por 30 minutos por dia e 4 vezes por semana (consulte seu médico para orientar quanto ao exercício);
- Procure manter uma alimentação saudável, com baixo teor de açúcar e gordura, e rica em verduras, legumes e frutas;
- Se estiver acima do peso, emagreça;
- Modere o consumo de álcool.
Mitos e Verdades:
Pressão alta dá dor na nuca ou na cabeça?
Não. O que ocorre é exatamente o contrário. A dor, em qualquer parte do corpo (incluindo a cabeça), libera quantidades variáveis de adrenalina no sangue, fazendo com que a pressão se eleve. Portanto, tratando-se a dor, a tendência da pressão é se normalizar.
Pressão alta dá algum sintoma?
Geralmente os sintomas são sérios, como infarto e AVC (derrame). Por isso, não podemos esperar sentir alguma coisa para pensar que a pressão está alta. A consulta periódica com seu médico possibilitará o diagnóstico precoce da hipertensão arterial e o seu tratamento, evitando consequências desastrosas à saúde.
Por que minha pressão no consultório é alta e em casa é normal?
A ansiedade gerada em uma consulta médica faz com que a pressão se eleve no consultório, estando normal fora dele. Damos o nome de “hipertensão do avental branco”. Esta pessoa na verdade não tem pressão alta, mas fica hipertensa durante a consulta ou em momentos de tensão.
A pressão arterial pode variar durante o dia?
Sim. É normal a variação dos níveis de pressão ao longo do dia, mas é importante que essa variação não extrapole os valores dentro da normalidade.
Pressão alta tem cura?
Na maioria dos casos a hipertensão não tem cura, mas tem tratamento. O importante é manter os níveis controlados, por meio de hábitos saudáveis de vida e medicação, para que o organismo não sofra os danos da doença.
Podemos confiar nos aparelhos digitais?
Sim. É muito importante que a medida da pressão seja feita obedecendo determinadas regras e que os aparelhos sejam calibrados com regularidade. Se possuir o aparelho em casa, leve-o na consulta com o médico, pois poderá comparar os valores medidos entre os aparelhos.
Qual é a forma correta de medir a pressão?
- Repouse por 5 minutos;
- Não fale durante a medida;.
- A bexiga deve estar vazia;
- Não fume ou coma 30 minutos antes da medição;
- Não pratique exercício nos 60 minutos anteriores;
- Sente-se com as pernas descruzadas;
- Mantenha o braço apoiado e na altura do coração.