Caminhada X Corrida
Publicado em:
Entre os métodos para alcançar o objetivo de emagrecer e se condicionar fisicamente estão a mudança na alimentação, redução no consumo de fumo e de álcool e melhoria nas atividades físicas. Porém, na hora de começar a colocar o desafio em prática, uma dúvida vem à tona: é melhor correr ou caminhar?
A caminhada é a mais indicada para quem está começando. É um exercício aeróbico de menor intensidade, reduzindo as chances de lesões. A vantagem é que há possibilidade de progredir o treinamento lentamente e mesmo com algum tipo de limitação física é possível caminhar.
Tanto a caminhada como a corrida pode ser feita em qualquer lugar, seja nas ruas, parques ou até mesmo na praia durante as férias. E o maior custo para essa prática é normalmente a compra de um tênis adequado.
Apesar de a caminhada ter menor intensidade e queimar menos calorias, ela elimina mais gorduras do que a corrida. Isso acontece porque ao caminhar o organismo utiliza o oxigênio no metabolismo, aumentando o nível de gordura perdida. Em uma hora são 480 calorias a menos, sendo que 70% são gordura. Já na corrida é possível perder o dobro de calorias, porém, apenas 30% são gordura.
Os resultados de ambas as atividades vão depender de diversos fatores, como as necessidades individuais, condições físicas, intensidade do exercício, frequência, composição corporal, idade e sexo. As pessoas devem escolher o que mais lhe agrada e o exercício ideal para o seu organismo, levando em conta o seu condicionamento físico.
Não existe milagre e para entrar em forma é preciso disciplina e paciência. Começando qualquer atividade física, o indicado é procurar um médico para fazer um check-up geral, a fim de evitar imprevistos e buscar a orientação de um profissional de Educação Física para o auxílio das atividades exercidas.
É importante sempre lembrar que, qualquer que seja a atividade realizada, ela deve ser sempre seguida de alongamento após a realização do exercício, evitando assim a existência de lesões que possam impedir a intensidade do exercício.
Os textos publicados no site do Hospital viValle têm caráter informativo e não substituem a consulta com especialistas. Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas, entre em contato com um médico.