Autoexame da tireoide pode ajudar a detectar nódulos; veja como fazer
Publicado em:
Dia Internacional da Tireoide, 25 de maio – conscientização e conhecimento contribuem para um diagnóstico precoce e mais efetivo, possibilitando o tratamento correto.
A tireoide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão, ou popularmente, gogó. Ela é responsável pela produção de hormônios fundamentais para o metabolismo.
Os hormônios produzidos pela tireoide – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) – atuam em órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Dr. Evandro Lima e Silva, Cirurgião de Cabeça e Pescoço, esclarece que os hormônios também são fundamentais como parte de diversas funções no organismo.
“Os hormônios produzidos pela tireoide influenciam também no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo”, explica o médico.
Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo).
“O hipotireoidismo ocorre quando a glândula não produz hormônio suficiente. Os sintomas incluem fadiga, esquecimento, irregularidades menstruais, ganho de peso e até depressão”, comenta Dr. Evandro.
Relacionado ao hipertireoidismo, o médico explica que ocorre o oposto. “A glândula tireoide produz muito hormônio. Os sintomas incluem irritabilidade, nervosismo, fraqueza muscular, perda de peso inexplicável, distúrbios do sono, problemas de visão e irritação nos olhos”, relata o cirurgião.
Autoexame. Observar o movimento da tireoide durante a deglutição, facilmente, dá para ter uma ideia de como ela pode estar. A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço elaborou um passo a passo para ajudar. É fácil fazer essa verificação.
- Segure o espelho e procure no pescoço a região mais conhecida como “gogó”. Sua tireoide está localizada bem ali.
- Incline a cabeça para trás para que o pescoço fique mais exposto e focalize essa região no espelho.
- Beba um gole de água.
- Ao engolir, a tireoide sobe e desce. Observe se existe algum aumento ou saliência enquanto isso.
Se algum sinal for encontrado, procure um médico assim que possível para que ele possa te examinar e avaliar se realmente há qualquer alteração Independente do caso, o diagnóstico precoce é essencial para que seja possível iniciar o tratamento o mais rápido possível e, assim, aumentar as chances de cura.