Ascaridíase: entenda como evitar a infecção
Publicado em:
A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga. Apesar de preferir os intestinos, os vermes podem habitar também outros órgãos como o coração, pulmão e fígado.
O ser humano é o único hospedeiro, e por isso, responsável pela transmissão e continuidade do ciclo do verme.
Ingerir água, frutas ou verduras contaminadas pode levar os ovos da lombriga ao sistema digestório. Ao chegar no intestino delgado os ovos se rompem, liberando as larvas, que por sua vez vão penetrar as paredes intestinais e cair na corrente sanguínea e se espalhando por outros órgãos.
Ao atingirem os pulmões, as larvas já estão crescendo e podem causar sintomas semelhantes à pneumonia. Depois penetram traqueia, laringe, faringe e estômago. Depois de deglutidas as larvas se instalam no intestino delgado já adultas, onde vão se multiplicar, chegando a botar cerca de 15 mil ovos por dia.
Esse ciclo todo pode levar por volta de dois meses, e os ovos das larvas adultas são eliminados nas fezes humanas. Quando não existem condições satisfatórias de higiene, as fezes humanas podem acabar contaminando o solo, a água ou alimentos.
Os sintomas característicos da ascaridíase são dores abdominais, dificuldade de evacuar e enjôo. Mas eles só são percebidos caso a infestação seja grande. Quando a contaminação ainda está em estágio inicial, apenas através de um exame de fezes é possível identificar o verme.
O tratamento é simples, e deve ser feito com administração de medicação antiparasitária via oral de um a três dias consecutivos. Mas a prevenção através de hábitos higiênicos é a melhor maneira de prevenir a ascaridíase:
- Lave bem os alimentos antes do consumo;
- Prefira alimentos cozidos;
- Lave sempre as mãos;
- Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
- Beba apenas água filtrada;
- Mantenha sua higiene pessoal em dia.
O site do Hospital viValle tem caráter informativo e suas informações não substituem a consulta com especialistas. Para mais informações sobre o tema, entre em contato com um médico infectologista e tire suas dúvidas.