A importância dos alongamentos
Publicado em:
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
Sendo essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, qualquer pessoa pode fazer alongamento, independente da sua idade ou flexibilidade, até mesmo pessoas que apresentam algum problema específico, como as Lesões de Exercícios Repetitivos (LER), podem se alongar, mas com menos intensidade.
Como fazer?
A respiração é fundamental, pois quando se respira fundo o relaxamento muscular aumenta e é ela que dá ritmo ao exercício. Por isso, ela deve ser lenta e profunda.
Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Respeitar os seus limites é a sua segunda fundamentação.
Regularidade e relaxamento são obrigatórios para um bom alongamento, pois consegue resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.
Quando são feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
- Reduzem as tensões musculares;
- Relaxam o corpo;
- Deixam os movimentos mais soltos e leves;
- Previnem lesões;
- Preparam o corpo para atividades físicas;
- Ativam a circulação.
É bom lembrar que o alongamento pode ser feito a qualquer hora do dia e de preferência junto com a atividade física. Os textos publicados no site do Hospital viValle não substituem a orientação profissional. Procure sempre um especialista na hora de iniciar uma rotina de atividades físicas.