Imunologia Pediátrica
A imunologia é a especialidade responsável pelo estudo do sistema de defesa do organismo, enquanto a pediatria cuida de recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes.
O que é a imunologia pediátrica?
A imunologia é a especialidade responsável pelo estudo do sistema de defesa do organismo, enquanto a pediatria cuida de recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes.
Quando as duas especialidades se unem, temos a imunologia pediátrica, capaz de realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições diversas que afetam o sistema imunológico dos menores.
É fundamental a ramificação da imunologia pediátrica, uma vez que o sistema imunológico das crianças ainda está em processo de formação. Além disso, a resposta do organismo a vírus e bactérias ainda não está bem estabelecida, como em adultos.
O sistema imunológico é composto por órgãos, tecidos e células que agem na proteção contra agentes estranhos, através da produção de anticorpos. Ele começa a se formar ainda quando o bebê ainda está na barriga da mãe.
Os especialistas em imunologia pediátrica estudam doenças autoimunes, alergias e deficiências do sistema imunológico. Também, auxiliam pacientes e pais no tratamento de problemas como dermatites atópicas, urticária, alergia respiratória ou ainda condições mais graves como a síndrome da imunodeficiência combinada.
Qual é a formação do imunologista pediátrico?
O profissional com graduação completa em Medicina está apto para atuar na imunologia pediátrica após realizar especialização médica em imunologia clínica e alergia. Também é preciso realizar uma residência em pediatria.
Quais problemas a imunologia pediátrica pode tratar?
Quando a imunidade está baixa, o corpo fica mais vulnerável a sofrer com infecções e doenças. Entre os problemas que podem ser tratados pelo imunologista pediátrico estão:
- resfriados recorrentes;
- infecções respiratórias frequentes, como pneumonia;
- abcessos de repetição;
- diarreia crônica;
- queda atrasada do cordão umbilical;
- baixo nível de cálcio no sangue.
As falhas no desenvolvimento e neoplasias também devem ser investigadas pelo especialista.
Quando procurar um imunologista pediátrico?
Geralmente, a consulta com a imunologia pediátrica segue a recomendação ou encaminhamento de outros médicos e do próprio pediatra da criança. No entanto, é recomendável uma consulta de acompanhamento com o especialista quando:
- criança fica doente constantemente;
- tem resfriados que não passam;
- otites de repetição;
- infecções como pneumonia mais de uma vez por ano;
- alergias diversas.
Crianças com histórico familiar de abortos, imunodeficiência ou óbitos por infecções também devem receber o acompanhamento do imunologista pediátrico.
Quais exames o imunologista pediátrico pode solicitar?
O primeiro exame realizado para identificar problemas na imunidade é o teste do pezinho, feito pouco depois do nascimento. Porém, também pode ser feita a análise de imunoglobulina, linfócitos e o hemograma completo.
A história clínica, exame físico e a triagem também são fundamentais para diagnosticar imunodeficiências.
Quais tratamentos o imunologista pediátrico pode indicar?
As terapias recomendadas dependem de cada caso. Para alguns quadros clínicos, a adoção de bons hábitos alimentares e de higiene podem ser o suficiente. Já outras condições exigem reposição de anticorpos e até transplante de medula óssea.
Apenas um médico especialista poderá encaminhar o paciente para o melhor tratamento.
Onde encontrar um imunologista pediátrico?
Na Rede D’Or você pode contar com o imunologista pediátrico em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!