Dermatologia Pediátrica
A dermatologia pediátrica é uma subespecialidade da medicina voltada para a saúde da pele de bebês e crianças até o começo da adolescência.
O que é a Dermatologia Pediátrica?
A dermatologia pediátrica é uma subespecialidade da medicina voltada para a saúde da pele de bebês e crianças até o começo da adolescência. O profissional da área trata de diversas doenças e atua na prevenção de inúmeros problemas, entre eles o câncer de pele. Ele ainda trata de doenças relacionadas ao órgão da pele.
Segundo estudos epidemiológicos, as doenças de pele são responsáveis por cerca de 20% a 30% das consultas em ambulatórios e emergências da pediatria, com dados indicando que somente 10 doenças são responsáveis por 80% dos atendimentos, sendo que grande parte dos diagnósticos se trata de infecções bacterianas, virais e fúngicas, além de eczemas, prurigo e hemangiomas.
Quando levar a criança em um Dermatologista Pediátrico?
Um dermatologista pediátrico pode ser procurado a partir do momento em que o bebê completa seis meses, já que a pele das crianças é cerca de 20% mais fina que a de um adulto. Além disso, o fato de a criança , por curiosidade, brincar no chão e colocar objetos estranhos na boca pode aumentar a chance de infecções e parasitas no corpo.
O médico ainda deve ser consultado entre os 12 anos de meninos e meninas, fase em que a pele começa a mudar por conta de alterações hormonais provenientes da adolescência. Nesse período, as influências químicas, físicas e microbianas também sofrem alterações.
Quais doenças um dermatologista pediátrico pode tratar?
Há uma série de doenças que pode ser tratada por um dermatologista pediátrico, como:
- Infecções de pele;
- Tumores de pele, incluindo hemangiomas;
- Doenças crônicas e congênitas;
- Reações a medicamentos e produtos;
- Acidentes domésticos;
- Alergias;
- Manchas vermelhas;
- Coceira;
- Descamação da pele;
- Pele muito sensível ouressecada;
- Excesso de oleosidade;
- Queimadura solar de grande extensão;
- Unhas fracas, manchadas ou com alterações de cor e formato;
- Suor excessivo;
- Brotoejas;
- Suor com odor desagradável;
- Excesso de pelos;
- Descamação do couro cabeludo;
- Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;
- Queloides;
- Lesões e feridas com pus;
- Pintas e manchas suspeitas; Descamação do couro cabeludo;
- Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam;
- Dermatites;
- Acne neonatal;
- Eritema multiforme;
- Síndrome estafilocócica da pele escaldada;
- Síndrome de Stevens Johnson (SSJ).
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados. Essa avaliação é conduzida por organizações independentes como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!