Miomatose Uterina(miomas)
A miomatose uterina, popularmente conhecida como miomas, são tumores benignos que ficam localizados na parte interna ou externa do útero e afeta mais de 80% das mulheres.
O que é miomatose uterina?
A miomatose uterina, popularmente conhecida como miomas, são tumores benignos que ficam localizados na parte interna ou externa do útero e afeta mais de 80% das mulheres.
Por se tratar de um tumor benigno muitas vezes as pessoas podem ficar assustadas, mas os miomas não apresentam risco de se transformarem em câncer.
Quais são as causas da miomatose uterina?
As causas da miomatose uterina ainda são desconhecidas, mas alguns estudos mostram que algumas mulheres podem apresentar uma predisposição genética e, por isso, os miomas se desenvolvem.
Quais são os sintomas da miomatose uterina?
Geralmente a miomatose uterina não apresenta sintomas, mas por conta do tamanho e volume de alguns miomas, a mulher pode sentir algumas manifestações como:
- Aumento do sangramento menstrual podendo resultar em anemia;
- dor pélvica;
- dificuldades em engravidar: em alguns casos a cavidade do útero pode ser distorcida por conta dos tumores uterinos, dificultando a implantação do embrião.
Quais são as formas de tratamento da miomatose uterina?
O tratamento da miomatose uterina é realizado com o intuito de reduzir o volume menstrual. Além disso, alguns medicamentos são utilizados para reduzir o tamanho e amenizar as dores pélvicas. Entre eles estão:
- Anti-inflamatórios: auxiliam no controle das cólicas e na redução do sangramento;
- anticoncepcionais orais: além de auxiliar na prevenção da anemia, também são usados para controlar o fluxo sanguíneo;
- suplemento de ferro: utilizado para auxiliar nos casos de anemia;
- DIU Hormonal (Mirena);
- inibição hormonal: é realizada para bloquear os hormônios e interrompe temporariamente a menstruação, reduzindo também, o volume dos miomas.
Em alguns casos também pode ser indicado a cirurgia para retirar os miomas. Isso acontece quando os sintomas não são aliviados com as formas de tratamento citadas acima.
Onde encontrar?
Na Rede D’Or você pode contar com um Centro médico com equipe altamente especializada em diversas áreas e estados brasileiros, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!