Ginecologia Oncológica
Também chamada de oncologia ginecológica é a especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores e cânceres genitais e de mamas no sexo feminino.
O que é a ginecologia oncológica?
Também conhecida como oncologia ginecológica ou oncoginecologia, é a especialidade responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de tumores e cânceres nos órgãos reprodutivos femininos e mamas.
O câncer ginecológico tem alta incidência e atinge milhares de mulheres todos os anos. De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), há 30.000 novos casos anualmente. Entre as principais regiões atingidas estão o colo do útero, ovários e endométrio.
Os especialistas em oncoginecologia são mais capacitados para exercer ações e procedimentos de alta complexidade.
Qual é a formação do oncoginecologista?
O especialista se capacita para prevenir, diagnosticar e tratar o chamado câncer ginecológico. Para isso, como em qualquer outra especialidade, é preciso completar a graduação em medicina.
O profissional também realiza suas residências nas áreas de ginecologia e obstetrícia, além de treinamento especializado durante dois a quatro anos.
Quais problemas o oncoginecologista pode tratar?
Entre as doenças mais comuns na oncologia ginecológica estão os tumores e câncer de útero, vulva, ovário e endométrio. O oncoginecologista também pode diagnosticar, prevenir e tratar problemas como:
- câncer cervical;
- displasia cervical;
- neoplasia trofoblástica gestacional;
- condições que exigem a remoção das tubas uterinas.
- câncer de mama.
Quando procurar um oncoginecologista?
Pessoas diagnosticadas com câncer ginecológico ou com células pré-cancerosas devem buscar a oncoginecologia, já que é a especialidade mais instruída para tratar esses problemas.
Além disso, é fundamental consultar um ginecologista anualmente para realizar os exames preventivos do câncer ginecológico. Quando detectada alguma alteração, o especialista poderá encaminhar a paciente para um oncoginecologista.
Quais exames o oncoginecologista pode solicitar?
Para entender melhor cada caso e identificar tumores, o médico oncoginecologista pode solicitar alguns exames, como:
- ecografia transvaginal;
- histeroscopia;
- exames de sangue;
- marcador tumoral CA-125;
- biópsia;
- USG mamas;
- USG transvaginal;
- PET scan;
- tomografia;
- ressonância magnética.
Quais tratamentos o oncoginecologista pode recomendar?
Os principais tratamentos são realizados através de cirurgias, medicamentos, imunoterapia, quimioterapia e radioterapia, sejam eles combinados ou não. Apenas o médico poderá avaliar a terapia mais recomendada para cada paciente.
Onde encontrar um oncoginecologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o oncoginecologista em diversos estados brasileiros. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto, atualmente, por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar como uma de suas principais ferramentas. Trata-se de um processo, conduzido por organizações independentes, de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados.
Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!