Alergologia Clínica
A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.
O que é alergologia?
A alergologia é o ramo da medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas. Além disso, é necessário para o especialista ter conhecimentos sobre o funcionamento geral do organismo e do sistema imunológico.
Normalmente, a alergologia é associada à imunologia, formando a especialidade médica da alergologia e imunologia, que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano. A imunologia também pode englobar doenças autoimunes e imunodeficiências que podem acometer um paciente.
Essa associação acontece porque, muitas vezes, as alergias e os sintomas que alguém apresenta podem decorrer de uma reação ocasionada pelo próprio sistema imunológico da pessoa. É preciso descobrir exatamente o que serve como gatilho para uma reação alérgica.
Qual a formação do alergologista?
O médico alergologista deve realizar residência médica na área. Sua qualificação deve ser aprovada por entidades credenciadas, como a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e o Programa de Residência Médica em Alergia e Imunopatologia.
Quais problemas o alergologista pode tratar?
Algumas condições que podem fazer um paciente ser tratado por um médico alergologista são os seguintes: asma, rinite, bronquite, sinusite, urticária, imunodeficiências e dermatites diversas.
Os médicos alergologistas também podem auxiliar a diagnosticar precisamente os pacientes que sofrem de alergias alimentares, como à lactose e ao glúten.
Quando procurar o alergologista?
Uma consulta com um alergologista será necessária caso surjam reações após entrar em contato com uma nova substância ou alimento. Exemplos de sintomas são: coceira na pele, inchaço no rosto, coriza e tosse frequentes ou falta de ar.
Além dessas condições, a alergia pode se apresentar em uma outra forma mais grave: a anafilaxia ou o choque anafilático. Quando uma pessoa sofre dessa forma mais séria, pode sentir falta de ar, formigamento na boca, inchaço facial e desmaios. Essa reação é apresentada logo depois que a pessoa entra em contato com a substância que lhe causa alergia. Nesse caso, deve-se procurar o pronto atendimento imediatamente.
Quais exames o alergologista pode solicitar?
Os médicos alergologistas realizam exames e análises, como o teste cutâneo, por exemplo. Nele, amostras de materiais que comumente causam alergias são colocadas na pele em pequena quantidade e de forma controlada. Assim, a reação do organismo pode ser observada e os causadores de alergia, identificados.
Esses exames são realizados em ambientes controlados, geralmente em clínicas de alergologia, onde há a possibilidade de realizar intervenções médicas, caso seja necessário.
Quais tratamentos o alergologista pode recomendar?
O médico alergologista pode recomendar tratamentos como dessensibilização a medicamentos e determinados tipos de alimentos, imunoterapia, tratamento farmacológico e terapia imunomoduladora, por exemplo. Além disso, existem algumas recomendações e aconselhamentos que esse especialista pode fazer para melhorar a qualidade de vida do paciente alérgico.
Onde encontrar o alergologista?
Na Rede D’Or você pode contar com o alergologista em diversos estados brasileiros, entre eles: São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre em contato com a nossa Central de Agendamento para saber as unidades que oferecem atendimento.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!