Alergologia
A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.
O que é alergologia?
A alergologia é o ramo da Medicina que visa diagnosticar e tratar doenças alérgicas.
Na alergologia, são tratadas as alergias que afetam todo o organismo, causando sintomas na pele, nos olhos e em todo o organismo, podendo ter origens diversas, inclusive respiratórias e alimentares.
Os médicos alergologistas também podem auxiliar a diagnosticar precisamente os pacientes que sofrem de alergias alimentares que podem causar sintomas diversos, como a alergia à lactose e a alergia ao glúten.
Que doenças são tratadas pela alergologia?
Algumas condições que podem fazer um paciente ser tratado por um médico alergologista são:
- asma;
- bronquite;
- rinite alérgica;
- sinusite;
- alergias alimentares.
Além dessas condições, que podem causar de falta de ar, tosse e lesões vermelhas na pele que coçam muito, a alergia pode se apresentar em uma outra forma mais grave: a anafilaxia ou o choque anafilático. Quando uma pessoa sofre dessa forma de alergia mais séria, pode sentir falta de ar, formigamento na boca, inchaço facial e desmaios. Essa reação é apresentada logo depois que a pessoa entra em contato com a substância que lhe causa alergia.
Quando devo procurar um alergologista?
Os médicos especializados em alergologia podem ajudar nos mais diversos casos de alergia, indo desde alergias graves, que causam sintomas severos, como o choque anafilático, até alergias mais leves, que trazem sintomas que indicam uma necessidade de realizar avaliações para entender as origens.
Entre os principais sintomas que indicam a busca de um alergologista, podemos destacar:
Alergias respiratórias:
- nariz escorrendo constantemente (coriza), especialmente com corrimento transparente e sem origem aparente (como uma gripe ou resfriado);
- espirros constantes;
- obstrução nasal;
- coceira no nariz.
Alergias da pele:
- irritação na pele;
- coceira na pele;
- pele avermelhada;
- pele que apresenta bolinhas ou pequenas erupções cutâneas.
É comum que pessoas com esses sintomas busquem um médico dermatologista. No entanto, caso episódios com esses sintomas se repitam com frequência, é importante buscar um alergologista para entender a origem deles e evitar senti-los novamente.
Alergias oculares:
- irritação nos olhos;
- olhos inchados;
- coceira nos olhos;
- vermelhidão;
- lacrimejamento.
Alergias alimentares:
- náuseas e vômitos;
- diarréia;
- gases;
- estufamento.
Por fim, é importante ressaltar que os sintomas de choque anafilático, que acontece devido à uma reação alérgica intensa, indicam a necessidade imediata de buscar ajuda médica, de preferência em uma emergência médica ou pronto socorro.
Dependendo da intensidade dos sintomas, é recomendado até mesmo chamar uma ambulância, uma vez que a intensidade dos sintomas pode impedir a respiração severamente.
Entre os principais sintomas de choque anafilático, destacamos:
- garganta fechada ou sensação de bola na garganta;
- dificuldade para respirar;
- respiração barulhenta, com chiados;
- falta de ar;
- inchaço na boca, nos olhos e no nariz;
- taquicardia;
- pele avermelhada, especialmente no rosto;
- coceira intensa na pele;
- suor intenso;
- dor abdominal;
- náusea e vômitos;
- tontura;
- sensação de desmaio.
Qual a diferença entre alergologia e imunologia?
Normalmente, a alergologia é associada à imunologia, formando a especialidade médica da alergologia e imunologia, que visa tratar do sistema imunológico do corpo humano. A imunologia também pode englobar doenças autoimunes e imunodeficiências que podem acometer um paciente. Essa associação acontece porque, muitas vezes, as alergias e os sintomas que alguém apresenta podem decorrer de uma reação ocasionada pelo próprio sistema imunológico da pessoa.
Que exames são indicados pela alergologia?
É preciso descobrir exatamente o que serve como gatilho para uma reação alérgica.
Para conseguir isso, os médicos alergologistas realizam exames e análises, como o teste cutâneo, no qual amostras de materiais que comumente causam alergias são colocadas na pele em pequena quantidade e de forma controlada, para que a reação do organismo possa ser observada e os causadores de alergia devidamente identificados.
Esses exames são realizados em ambientes controlados, geralmente em clínicas de alergologia, onde há a possibilidade de realizar intervenções médicas, caso seja necessário.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.