Neste exame, estuda-se em profundidade as estruturas do antebraço, tendões, músculos, ligamentos e ossos (rádio e ulna).
A ressonância magnética do antebraço é um procedimento de imagem não invasivo e indolor. O exame usa ondas magnéticas para criar imagens detalhadas dos ossos (rádio e ulna), tendões, ligamentos, músculos e vasos sanguíneos do antebraço, além de ajudar a diagnosticar fraturas, tumores, inflamações e outras anormalidades.
O exame de ressonância magnética do antebraço é realizado na máquina de ressonância magnética. O paciente deita-se em uma maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
O exame de ressonância magnética do antebraço serve para observar a região e sua estrutura, sendo possível notar fraturas e fissuras. O exame pode ser feito como preparo pré-cirúrgico, permitindo avaliar a estrutura anatômica antes de procedimentos.
O exame também estuda lesões e rompimentos de ligamentos e músculos que compõem o antebraço. A síndrome da intersecção, que causa inflamação nos tendões, também pode ser observada com o procedimento.
O exame de ressonância magnética do antebraço dura cerca de 20 minutos, mas o tempo pode aumentar conforme indicação médica.
O exame de ressonância magnética do antebraço pode ser solicitado por diversos especialistas, dependendo do caso. Normalmente, ortopedistas, reumatologistas e neurologistas são os que mais solicitam, devido às suas áreas de atuação.
O exame de ressonância magnética do antebraço é geralmente contraindicado para indivíduos com implantes metálicos, como marca-passos cardíacos, desfibriladores, clips de aneurisma cerebral, certos tipos de válvulas cardíacas, certos tipos de próteses vasculares e pinos, placas, parafusos ou hastes metálicas.
Além disso, grávidas que estejam no primeiro trimestre de gestação também devem evitar o procedimento, a menos que seja absolutamente necessário. Portanto, é crucial informar todos os detalhes médicos ao radiologista antes do exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ressonância magnética do antebraço, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos:
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética do Antebraço?
CHEGADA: 1 hora antes do exame.
DURAÇÃO: O exame tem duração média prevista de 1 hora por segmento.
JEJUM: para exames com anestesia em adultos, é necessário jejum absoluto de 8 horas e a suspensão de certos medicamentos. Já no caso de crianças, o jejum varia conforme a idade.
CONTRAINDICAÇÕES: avise ao técnico responsável pelo exame caso você tenha tatuagens ou seja portador dos seguintes dispositivos: marcapasso cardíaco; desfibrilador cardíaco implantável; implante coclear; clipes vasculares metálicos; prótese vascular; stent vascular; DIU; próteses ortopédicas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). É necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Antebraço.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.