O objetivo do exame é realizar amplo estudo do reto, extremidade final do sistema gastrointestinal. Também pode ser chamado RM do canal retal ou ressonância magnética do reto.
A ressonância magnética, também conhecida por RM, ou ressonância nuclear magnética, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas, ossos e músculos, e certos processos biológicos, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, sendo menos invasiva.
No caso da ressonância magnética anorretal, o objetivo do exame é realizar amplo estudo do reto, extremidade final do sistema gastrointestinal. Também pode ser chamado RM do canal retal ou ressonância magnética do reto.
Com o exame é possível detectar condições que afetam o reto, como fístula perianal, comunicação do outras estruturas ao reto.
O exame de ressonância magnética anorretal é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente se deita numa maca que desliza para dentro do equipamento circular, permitindo visualizar diferentes estruturas do corpo. É necessário ficar imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequados.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens detalhadas. Por isso, os pacientes que fazem o exame precisam remover objetos metálicos antes do exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Com o exame de ressonância magnética anorretal é possível confirmar ou descartar hipótese de câncer anorretal, além de condições como a fístula anorretal, prolapso retal, a retocolite ulcerativa e proctite.
Em pacientes do sexo feminino, a ressonância magnética anorretal pode servir também para a detecção de condições como a endometriose.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, de Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
Como é o preparo para o exame de Ressonância Magnética Anorretal?
CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
DURAÇÃO: 20 a 40 minutos por segmento.
JEJUM: 4 horas de jejum absoluto.
CONTRAINDICAÇÕES: não poderão realizar o exame pacientes com alguns dispositivos metálicos corporais (haverá entrevista minuciosa de segurança, previamente ao exame), metais intraoculares (lentes de contato não geram interferências), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação feitas há menos de quatro semanas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem. Além disso, o paciente deve levar consigo todos os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto).
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética Anorretal.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.