O exame é feito para pacientes que apresentaram câncer a fim de avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso.
Na Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131t, também chamada de PCI, o exame é feito para pacientes que apresentaram câncer a fim de avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.
O exame de Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131t é feito com um medicamento levemente radioativo à base de Iodo. Para o exame, o paciente recebe uma dose deste medicamento e, conforme circula no sangue, liga-se às células cancerígenas. Assim, quando o paciente é colocado na máquina de cintilografia, é possível visualizar com clareza se há pontos de concentração dessas células espalhados pelo corpo.
Como este medicamento é feito à base de Iodo na sua variação Iodo-131t, o exame tem como alvo as células da tireoide.
Para a Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131t, o paciente pode tomar o medicamento ou receber uma dose endovenosa.
Deve esperar uma janela de tempo, que pode ser de até 48 horas, antes de retornar à clínica para a captura das imagens na máquina de cintilografia.
As imagens serão captadas com o paciente deitado em maca.
O exame de Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131t serve para investigar em profundidade o câncer. Com o exame é possível observar o local de formação do tumor, bem como chances das células cancerígenas terem se espalhado para outros órgãos. No resultado, espera-se obter distribuição homogênea do medicamento, ao invés de uma concentração excessiva em determinado ponto isolado.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.