O Exame TSH serve para medir a quantidade do hormônio tireoestimulante no corpo.
TSH é a sigla para hormônio estimulador da tireoide, que fica abaixo da laringe. Ele é produzido no cérebro (na hipófise) e sua função é ativar as células que produzem os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) na tireoide, glândula localizada no pescoço das pessoas, logo abaixo do pomo de Adão.
O TSH é o hormônio que regula o metabolismo do corpo humano, estando ligado a órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Além disso, ele está relacionado ao crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, ao peso, entre outros.
Por ser um hormônio que pode causar distúrbios na hipófise e na tireoide, o exame TSH é solicitado para avaliar a quantidade dessa substância no corpo.
O exame TSH consiste em um exame de sangue simples. O técnico responsável retira uma amostra de sangue da veia do paciente, geralmente no braço. Esse material, posteriormente, é encaminhado para análise em laboratório. A coleta do sangue é feita em segundos, causando apenas um leve desconforto.
Ainda há um segundo exame, o de TSH ultrassensível, sendo um método bastante acurado que detecta quantidades mínimas de TSH no sangue do paciente.
Para a realização do exame TSH, é indicado que o paciente esteja em jejum de, no mínimo, quatro horas. É importante ressaltar que, antes do procedimento, o indivíduo deve informar se faz uso de algum medicamento, principalmente os da tireoide – como a levotiroxina -, já que isso pode interferir nos resultados. Outras recomendações podem ser passadas pelo seu médico de confiança e confirmadas pelo local onde será realizado o procedimento.
O Exame TSH serve para medir a quantidade do hormônio tireoestimulante no corpo. O resultado pode auxiliar no diagnóstico correto e preciso de hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Este tipo de exame também pode ser usado para acompanhar a evolução de tratamentos em andamento.
Quando o TSH se encontra elevado, ele pode indicar baixa produção de hormônios tireoidianos por conta do funcionamento desregulado da hipófise, ou seja, essa condição é chamada de hipotireoidismo. Os sintomas que indicam essa condição são:
Quando o TSH se encontra baixo, indica que há produção excessiva de hormônios tireoidianos, o que significa o hipertireoidismo. Seus sintomas são:
O exame TSH deve ser feito após recomendação médica, para situações diversas. Pode ser solicitado para pessoas saudáveis, somente para avaliar a função da tireoide e até mesmo para pessoas a partir dos 40 anos de idade. Ainda há outros motivos, entre eles:
Preparo
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes à coleta. Caso esteja utilizando hormônio tireoidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o paciente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes a coleta.
Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Se indicado pelo médico, realizar jejum alimentar por 4 horas antecedentes a coleta.
Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.
Anotar medicamentos em uso nos últimos 30 dias
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.